Em ação na Ilha do Retiro, volante Zé Lucas estreou na Série A contra o Fortaleza (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
No último sábado (26), no empate sem gols entre Sport e Fortaleza, quem roubou a cena foi um estreante na Série A do Campeonato Brasileiro. Aos 17 anos, o volante Zé Lucas fez seu primeiro jogo como titular com a camisa rubro-negra na competição e despertou ainda mais olhares por seu bom futebol.
Mostrando personalidade de gente grande, o jovem não se intimidou diante de um jogo com clima de clássico nordestino e uma pressão que o Leão da Ilha vem passando nesse início de competição. Pelo contrário: o volante mostrou presença no meio-campo rubro-negro e, com números, chamou a atenção dos gostam de analisar o jogo friamente.
De acordo com dados do SofaScore, site especializado em estatísticas no futebol, Zé Lucas acertou 83% dos seus passes (43 certos em 52 tentativas) e mostrou precisão nas ações defensivas. O volante foi impecável nos duelos pelo chão: disputou sete e venceu todos — um aproveitamento de 100%.
Ainda falando de números, segundo o perfil DataFut, a joia leonina tornou-se o jogador mais jovem a finalizar uma partida de Campeonato Brasileiro com pelo menos 40 passes certos e dez bolas recuperadas. A atuação segura de Zé Lucas também abriu portas para que ele ganhe ainda mais espaço no elenco principal e os olhos do mundo do futebol.
PROPOSTA PELO ATLETA
Em meio ao momento turbulento que o Sport está passando, a notícia de que o clube rejeitou uma proposta por Zé Lucas movimentou as redes sociais da torcida rubro-negra. Em informação divulgada pelo GE, o Leão teria recusado, na última semana, 12,5 milhões de euros pelo volante de 17 anos (cerca de R$ 80 milhões).
O valor seria superior ao negócio que acertou a venda do lateral Pedro Lima ao Wolverhampton, da Inglaterra, por 10 milhões de euros, em 2024. O ex-defensor do Sport ocupa o posto da maior venda da história do Rubro-Negro e também do futebol nordestino. Assim como o interesse em Lima no ano passado, um time inglês estaria sondando Zé Lucas, que possui grandes expectativa da torcida em ser o novo nome a contribuir aos cofres do clube.
Há uma semana, o jogador assinou um novo vínculo com o Sport até abril de 2028, com reajuste no valor da multa rescisória para equipes do Brasil e exterior que desejem tirá-lo do Leão da Ilha.
Além de brilhar com a camisa do Sport, Zé Lucas vem sendo um dos destaques nas categorias de base da seleção brasileira. Comandado pelo técnico Dudu Patetuci, o volante foi um dos pilares do título da equipe sub-17 do Brasil no Sul-Americano. Líder dentro e fora de campo, o atleta rubro-negro recebeu a braçadeira de capitão no torneio e emplacou boas atuações na competição realizada na Colômbia.
Assim como aconteceu com Pedro Lima, Zé Lucas tem tudo para trilhar uma longa trajetória com a camisa da Seleção Brasileira. Pensando ainda mais longe, o jovem volante — cria da base do Sport e destaque em uma nova safra de talentos —, caso mantenha sua evolução, pode seguir os passos de outro jogador da posição que hoje brilha no futebol inglês: Joelinton, também revelado pelo Sport e que chegou à seleção principal nos últimos anos.