Esportes DP

SPORT

Lance polêmico: CBF divulga áudios do VAR em Sport e Fortaleza: 'Não consigo ver, mas tenho sentimento'

O episódio reacende o debate sobre a ausência da tecnologia da linha do gol (goal-line technology) no futebol brasileiro, utilizada em ligas europeias

postado em 28/04/2025 09:50 / atualizado em 28/04/2025 09:50

<i>(Foto: Reprodução)</i>
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da equipe do árbitro de vídeo (VAR) durante o polêmico lance do possível gol não validado de Yago Pikachu, do Fortaleza, na partida contra o Sport, realizada no último sábado (27), na Ilha do Retiro, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

A jogada gerou grande controvérsia entre torcedores, já que a bola aparenta ter ultrapassado a linha do gol após finalização de Pikachu. No entanto, a arbitragem optou por não validar o lance. Nos áudios divulgados, o árbitro de vídeo Rodolpho Toski Marques admite não ter certeza sobre a jogada. “Ver totalmente eu não consigo ver, mas eu tenho um sentimento. Pela goal line, eu não consigo ver claramente”, afirmou Toski.

Durante a checagem, o árbitro de campo Matheus Candançan questiona se todas as imagens disponíveis foram utilizadas e se havia clareza suficiente para tomar uma decisão. Toski hesita: “Ver totalmente eu não consigo ver, mas eu tenho um sentimento. Pela goal line, eu não consigo ver claramente. Falta ver por uma imagem. A imagem é inconclusiva. Eu não consigo ver. Não consigo ver claramente espaço entre bola e linha. Não consigo ver claramente. Ela dá impressão por uma câmera que entra, mas por outra não”, explicou.

Mesmo com os assistentes de vídeo Herman Brumel Vani (AVAR) e Vinícius Gonçalves Dias Araújo (AVAR2) afirmando que enxergaram a bola dentro do gol, a decisão final permaneceu com base na interpretação de Toski, que disse não ter segurança suficiente para confirmar o gol. “Eu não consigo ter 100%. Vamos ver juntos. Que é uma decisão muito importante. A gente está trabalhando com pressão”.

O episódio reacende o debate sobre a ausência da tecnologia da linha do gol (goal-line technology) no futebol brasileiro, amplamente utilizada em ligas europeias e na Copa do Mundo. Com a ausência desse recurso, decisões cruciais continuam sendo tomadas com base em imagens que, muitas vezes, não oferecem a precisão necessária.

O Fortaleza deve formalizar uma reclamação junto à CBF, enquanto a entidade afirma que analisará o caso em seus departamentos técnicos. A partida terminou com empate em 0 a 0.

Tags: sport fortaleza divulga audios cbs lance polemico ilha do retiro serie a ausencia tecnologia goal-line