Último confronto entre as equipes ocorreu em 2022 (Foto: Rafael Bandeira/ SCR)
Três anos após a confusão na Ilha do Retiro, Sport e Vasco se reencontram neste sábado (12), às 21h, em São Januário. A partida entre Leão da Ilha e o Gigante da Colina que marcou a reta final da Série B de 2022, ficou marcada por uma grande confusão envolvendo o ex-atacante do Vasco, Raniel e a torcida do rubro-negro.
Na ocasião, o Sport ganhava a partida por 1 a 0 desde os 20 minutos do 2ª tempo, quando nos acréscimos, Raniel sofreu um pênalti, cobrou e converteu. Após o gol, o jogador, que já atuou pelo Santa Cruz, foi comemorar em frente a torcida do time da casa, colocando as mãos nos ouvidos, deixando os torcedores e jogadores eufóricos com a provocação. O ato levou a invasão dos torcedores ao campo e diversas agressões, levando o juiz Raphael Claus a terminar a partida.
Em sua comemoração, Raniel provocou a torcida do Sport (Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)
A punição inicial para o Sport foi jogar seis partidas sem a presença da torcida. Como a partida foi a penúltima em casa pela Série B, o Sport cumpriu apenas um jogo naquele ano. Porém, em 2023, voltou a punição e o time rubro-negro jogou de portões fechados durante duas partidas.
Nos últimos três jogos da sanção, o Leão da Ilha teve a permissão de entrada de torcedoras mulheres (não filiadas à organizadas), crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência. O STJD liberou a venda de ingressos para essas partidas e a renda em questão foi convertida em instituições indicadas pelo órgão.