Erick contribuiu diretamente para oito dos 35 gols marcados pelo Timbu na Série B (Foto: Caio Falcão/CNC)
Contratado com o peso de ser uma das soluções do ataque do Náutico para 2020, o atacante Erick viveu bons e maus momentos com a camisa do Timbu na última temporada. Muito cobrado pela torcida e pelos treinadores devido ao seu reconhecido talento, o atacante finalizou a reta final da Série B em alta sob o comando de Hélio dos Anjos. Uma prova disso é que quando recuperou a titularidade, nos últimos seis jogos, marcou três vezes.
Assim, mediante o crescimento de desempenho do jogador, o site especializado em dados esportivos Sofascore, escolheu o camisa 33 como um dos integrantes do time ideal entre os jogadores sub-23 que atuaram na Segunda Divisão, tendo como a nota média final dos atletas em cada posição. Dessa forma, com coeficiente 6,99, Erick foi selecionado para comandar o ataque ao lado de Guilherme Pato, da Ponte Preta.
Além dos seis gols marcados nos 32 jogos que disputou, Erick também foi responsável por duas assistências, ambas no jogo contra o Oeste, nos Aflitos. O jogador também foi o responsável pelo maior número de cartões amarelos do Timbu ao lado de Rhaldney, com nove advertências para cada. Recordista de jogos na temporada, com 50 participações, o camisa 33 tem contrato com o Timbu até junho, quando vence o prazo do seu empréstimo junto ao Braga-POR.
Curiosamente, nenhum dos quatro times que conquistaram o acesso - Chapecoense, América-MG, Cuiabá e Juventude - tiveram representantes na Seleção sub-23 da Série B. O time melhor colocado com representante foi o CSA, que terminou em quinto lugar e emplacou o goleiro Matheus Mendes. Já entre os rebaixados, dois jogadores foram citados, sendo o lateral direito Matheus Rocha, que jogou pelo Oeste, e o zagueiro Jordan, do Botafogo-SP.
Time de maior orçamento da Série B, o Cruzeiro conseguiu emplacar apenas o nome do jovem zagueiro Cacá. Aliás, a única equipe que teve mais de um representante foi a Ponte Preta, que colocou além de Guilherme Pato, também o meia Bruno Rodrigues. Já o título de craque sub-23 da competição, de acordo com o site, foi do volante de 21 anos, do Confiança, Matheus Castilho, que teve nota média de 7,1, nas 23 partidas disputadas pelo Dragão.
Dessa forma, o time sub-23 ideal da Série B seria escalado com: Matheus Mendes (CSA); Matheus Rocha (Oeste), Jordan (Botafogo-SP), Cacá (Cruzeiro) e Bidu (Guarani); Guilherme Rend (Vitória), Guilherme Castilho (Confiança), Bruno Rodrigues (Ponte Preta) e Matheus Oliveira (Brasil de Pelotas); Guilherme Pato (Ponte Preta) e Erick (Náutico).
Alvirrubro foi o melhor atacante da Série B entre os que jogaram com 23 anos ou menos (Foto: Divulgação/Sofascore)