Temporada oscilante do Náutico em números: veja estatísticas de 2021
O Esportes DP levantou os dados do clube alvirrubro para tentar entender o motivo da permanência na Série B, apesar do título do Campeonato Pernambucano
Apesar do título do estadual, Timbu não conseguiu o acesso (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Após ter um início de ano imponente, com o título do Campeonato Pernambucano, o Náutico começou a Série B com todo gás possível, acumulando vitórias e se mantendo na liderança por várias rodadas. Perto do segundo turno, a oscilação. Com sequências de derrotas, o clube se afastou da briga pelo acesso e teve um fim de temporada frustrante. O Esportes DP tenta traduzir, em números e estatísticas, o que deu errado no Timbu.
Em 50 jogos oficiais disputados na temporada, o Náutico conquistou 22 vitórias, sendo 13 em seus domínios. Contrariando anos anteriores, quando sofria muito longe do Recife, o time venceu nove confrontos fora, sendo o oitavo melhor visitante da Série B. Com mais 14 empates e 14 derrotas, o Timbu teve um aproveitamento de 53,33%. Os 78 gols marcados e os 64 cedidos foram a ilustração não só do ataque sólido, mas da defesa irregular do time.
A artilharia da equipe foi dividida entre dois dos destaques na temporada. Vinícius e Jean Carlos foram quem balançaram mais as redes, com 13 tentos cada. Logo atrás da dupla aparece Kieza, que fez 12, mas se machucou ainda no final de julho. O camisa 10 e o atacante também foram os maiores assistentes do clube em 2021. Jean com 14 passes, e Vinícius com 12.
Rei das estatísticas, o “Mágico” foi o jogador que mais vestiu a camisa do Timbu, atuando em 45 partidas. Em seguida vem Vinícius com 43 jogos e Rhaldney com 43. Em relação ao atleta mais indisciplinado, Camutanga e Rhaldney lideram o quesito com 10 cartões amarelos. No recorte de cartões vermelhos, o zagueiro Carlão, cria da base, foi expulso duas vezes, liderando o ranking. O clube alvirrubro ainda fez 24 contratações ao longo do ano.
NÚMEROS DO NÁUTICO NA TEMPORADA
Jogos: 50
Vitórias: 22 (13 casa/ 9 fora)
Empates: 14 (8 casa/ 6 fora)
Derrotas: 14 (5 casa/ 9 fora)
Gols pró: 78 (49 casa/ 29 fora)
Gols contra: 64 (32 casa/32 fora)
Saldo: 14
Aproveitamento: 53,33%
ARTILHARIA
1 - Vinícius: 13 (Vitória-PE 2x, Retrô, Santa Cruz, Afogados, Guarani, Vila Nova, Vasco, CSA, Vitória-BA, Operário-PR, Vasco, Brasil-RS)
- Jean Carlos: 13 (Vitória-PE, Retrô, CSA, Vitória-BA, Botafogo, Operário, Goiás, Brasil 2x, Guarani, Botafogo-RJ, Londrina, Brusque)
3 - Kieza: 12 (Central 4x, Sete de Setembro, Salgueiro, Retrô, Santa Cruz 2x, Sport, Guarani, Brusque)