Esportes DP

NÁUTICO

Contra melhor defesa da Série B, Náutico tem 'mapa da mina' para balançar rede do Grêmio

Time gaúcho sofreu apenas cinco gols em 16 jogos, e ao lado da Chape de 2020, tem hoje o melhor desempenho defensivo da história da Série B no recorte

postado em 06/07/2022 08:30 / atualizado em 06/07/2022 08:47

<i>(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)</i>
Vindo de uma importante vitória na Série B, o Náutico precisa de mais um bom resultado na próxima rodada, para se distanciar do Z4. Porém, o Timbu terá um dos seus maiores desafios na competição: enfrentar o Grêmio em Porto Alegre, que é o dono da defesa menos vazada da Série B, com apenas cinco gols sofridos em 16 jogos.

Desempenho, aliás, que se iguala ao melhor da história da competição, ao lado da Chapecoense de 2020. E mais um ponto que reforça o ótimo momento defensivo do Grêmio é o fato de que nos últimos nove jogos disputados pelos gaúchos, apenas um gol foi sofrido no recorte.

Tarefa difícil para o Náutico, porém não impossível. Afinal, cinco equipes conseguiram o feito de balançar as redes da equipe gaúcha. O detalhe importante é que todos os cinco gols que o Grêmio sofreu nasceram de um tipo de jogada bem específica: penetração pelas pontas nas costas da defesa e cruzamento para quem vem de trás da marcação na área, seja em bola alta ou rasteira.

E mais outro fator é favorável ao Náutico para esse duelo. O mesmo tipo de jogada, de penetração dos pontas para cruzamento, foi o norte para a construção dos três gols contra o Novorizontino, na última partida. Se há um ‘mapa da mina’ para o time conseguir furar a defesa gremista, esse o Timbu já sabe como explorar.

Além disso, outro ponto positivo a favor do Náutico é o seu desempenho ofensivo no geral. Com 16 gols marcados, o Timbu tem o quarto melhor ataque da competição ao lado de outros cinco times, porém atrás apenas de Cruzeiro, Criciúma e Bahia, que lideram o quesito.

CONFIRA OS CINCO GOLS SOFRIDOS PELO GRÊMIO NA SÉRIE B

2ª rodada - Chapecoense 1 x 0 Grêmio - 29’ do 2ºT
Jogada de profundidade pela ponta, na esquerda da defesa do Grêmio, com a finalização vindo de trás.

3ª rodada - Grêmio 3 x 1 Guarani - 25’ do 1ºT 
Jogo estava 1 a 0 para o Grêmio. Gol surgiu de uma jogada de profundidade do ponta do Guarani pela esquerda da defesa novamente, depois de um balanço sobre a marcação. O cruzamento alto no miolo da área veio na segunda trave, o jogador veio de trás e escorou para a boa defesa do goleiro. No rebote, gol marcado.

6ª rodada - Cruzeiro 1 x 0 Grêmio - 26’ do 1ºT
Jogada de profundidade pela ponta, na direita da defesa do Grêmio. Mais um cruzamento rasteiro, dessa vez com gol contra.

7ª rodada - Ituano 1 x 1 Grêmio - 47’ do 2ºT
Jogo estava 1 a 0 para o Grêmio. Jogada pela esquerda da defesa, cruzamento alto na segunda trave, escorando de cabeça para a finalização na pequena área de quem vinha de trás.

14ª rodada - CSA 1 x 1 Grêmio - 12’ do 1ºT
CSA abriu o placar no começo da partida. Giovani vindo de trás para cabecear direto para o gol, após um cruzamento vindo de cobrança ensaiada em cima da esquerda da defesa do Grêmio.

CONFIRA OS TRÊS GOLS DO NÁUTICO SOBRE O NOVORIZONTINO

Tags: Série B defesa grêmio náutico