A defesa alvirrubra vem crescendo nas últimas partida da Série C (Foto: Tiago Caldas/CNC)
Como diz o ditado do mundo da bola, “o time que não sofre gol está mais perto da vitória”. A fase de sucesso do Náutico é refletida pela clara evolução em seu sistema defensivo nos últimos jogos. A equipe comandada por Fernando Marchiori não sofre gol há três jogos. O Timbu foi vazado pela última vez diante do Floresta-CE, pela quarta rodada da Série C. De lá para cá, o time empatou com o América-RN e venceu o Pouso Alegre e o Volta Redonda. Com os resultados positivos, o Alvirrubro alcançou a vice-liderança da Série C, com 13 pontos, dois pontos à menos que o líder São Bernardo.
Depois de um início desanimador, que culminou na demissão do técnico Dado Cavalcanti. O sistema defensivo do Náutico dá sinais de evolução desde a chegada de Fernando Marchiori aos Aflitos. A marca positiva atingida pelo novo comandante não era alcançada pelo Timbu desde março deste ano. A última vez em que o Alvirrubro teve uma sequência de três jogos sem permitir gols para os adversários ocorreu contra o Salgueiro, Íbis e Maguary.
O bom momento defensivo passa muito pelo encaixe entre os defensores. Com a chegada de Marchiori, o treinador formou a defesa com três zagueiros: Denílson, Danilo e Renan Siqueira. Além disso, complentam a linha defensiva Victor Ferraz e Diego Matos dando sustentação pelas laterais e o volante Jean Mangabeira fechando a entrada da área.
Logo na chegada ao Náutico, Fernando Marchiori defendeu o pragmatismo do futebol de resultados para garantir o acesso para a Série B. Para isso, o comandante sabe que a vontade e o empenho são ferramentas fundamentais para subir de divisão. “Eu acredito que a competição exige demais isso. Então, eu tenho essa certeza que dentro do que nós estamos passando pra eles, a qualidade nós temos, atletas diferentes tecnicamente. Porém, só a técnica hoje não basta, se esses atletas nao entenderem que precisam ter essa competitividade de vencermos o duelo, vencermos na maior parte do jogo esses confrontos não adianta nada”, destacou o treinador.
O Timbu volta aos gramados apenas na próxima segunda-feira (12) para mais uma partida como visitante. O adversário da vez será o Confiança, às 21h30, no estádio Batistão.