Náutico não consegue engrenar na Série C de 2025 (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Nesta última segunda-feira (26) chegou ao fim a 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C 2025. Com a derrota para a Ponte Preta e outros resultados na rodada, o Náutico caiu para a 13ª posição na tabela da Terceirona, com apenas 8 pontos conquistados. O Timbu repete início abaixo e tem a mesma campanha de 2024, quando não conseguiu a classificação para a segunda fase.
Na última temporada pela Série C, o clube alvirrubro tinha os exatos 8 pontos que tem em 2025 no recorte dos sete primeiros compromissos. Os resultados, inclusive, são idênticos nos dois anos, sendo de duas vitórias, dois empates e três derrotas.
As campanhas indicam largadas frustrantes do Náutico, que tem como grande objetivo o acesso para a Segunda Divisão. Já passadas sete de 19 rodadas, a equipe se encontra na parte de baixo da tabela, com a mesma distância – 2 pontos - do G8, grupo classificatório, e do Z4, zona de rebaixamento.
Para não repetir as mesmas campanhas das duas últimas temporadas, quando amargou a eliminação ainda na primeira fase, o Náutico terá que subir significativamente de aproveitamento. Considerando 30 pontos uma margem segura para classificar ao quadrangular de acesso, onde nenhunma equipe ficou de fora com a pontuação, o Timbu precisará somar mais 22 pontos nas 12 rodadas finais.
O clube alvirrubro precisará de um aproveitamento de 61% até o final da primeira fase da Terceirona para chegar na pontuação almejada. Atualmente, o aproveitamento da equipe é de apenas 38%.