Esportes DP

SANTA CRUZ

Guia do PE 2022: correndo por fora pelo título, Santa Cruz aposta no planejamento

Embora esteja alguns degraus abaixo de Sport e Náutico, Tricolor do Arruda aposta no planejamento para evitar repetição de erros de 2021

postado em 21/01/2022 11:00 / atualizado em 21/01/2022 00:48

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
Após um ano catastrófico do início ao fim, o Santa Cruz enxerga na disputa do Campeonato Pernambucano de 2022 a possibilidade de - começar a - virar uma de suas páginas mais vexaminosas. Para tal, o clube sofreu, desde que teve o rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro concretizado, uma reformulação dentro e fora de campo e buscou evitar cometer os mesmos erros que culminaram no fracasso da temporada passada.

Sem conquistar o título do torneio desde 2016, o Santa Cruz chega à competição com um elenco completamente modificado em relação à última temporada e, sendo considerado o fator mais importante pela cúpula de futebol santacruzense, vem de um longo período de preparação no CT Ninho das Cobras, em Aldeia. 

O time comandado por Leston Júnior e que tem no atacante Walter a principal esperança de gols e de protagonismo iniciou a pré-temporada em novembro do ano passado - cerca de dois meses antes dos rivais da capital. Além disso, optou por um número mais enxuto de contratações neste período e trouxe nomes conhecidos do futebol pernambucano como o goleiro Jefferson, o atacante Esquerdinha e o próprio centroavante Walter.

E, entre as peças que possuem a esperança dos corais depositada, está, definitivamente, o atacante que tem a alcunha de ‘Terror’. Aos 32 anos, Walter chegou ao Arruda para afastar os baixos números de gols apresentados pelo clube na última temporada, dar a volta por cima em sua carreira e se consolidar artilheiro no Campeonato Pernambucano - algo que ele se coloca como ‘favorito’, mesmo tendo Kieza e Mikael na disputa.

“Lógico que com as qualidades que eu tenho vou brigar sempre para a artilharia do campeonato. Mas sei que há dois atacantes de muita qualidade. Kieza, que eu conheço mais, de jogar contra, e Mikael, que conheço pouco, mas é um baita atacante com futuro grande”. 

“Cara, penso que vai ser uma briga boa. Tem, ainda, outros atacantes que vão disputar. A qualidade cada um tem a sua. Não sou atacante, camisa 9, de fazer gol. Penso muito em dar o passe, ver meus companheiros bem colocados e no grupo. Mais importante é o time vencer e não importa se faço dois, três, cinco gols. Penso assim”, disse o centroavante. 

100% DE FOCO NO ESTADUAL
 
Ao contrário dos rivais da capital, o Santa Cruz entra em campo pelo Pernambucano 100% focado. Afinal, diante das péssimas campanhas a nível estadual, regional e nacional na temporada passada, o Tricolor do Arruda, além do descenso, sequer garantiu vaga no Nordestão e na Copa do Brasil. Por isso, terá, ao invés de Sport e Náutico, força máxima desde o início do torneio e não realizará partidas com curta duração entre uma e outra.

“Em comparação com os rivais, eu vejo que existem vantagens e desvantagens para todos. A vantagem é ter um tempo maior de recuperação, mas também é um tempo maior de ansiedade, de questões que envolvem o dia a dia. Então quando você joga duas vezes na semana, por exemplo, isso dá mais ritmo e condição de jogo, sem dúvida”. 

“Ao mesmo tempo, quando também há um excesso de jogos, jogando três vezes por semana, isso pode atrapalhar principalmente com lesões. Então eu vejo que existem fatores positivos e negativos nas duas situações, tanto para nós quanto para os rivais”, contou o executivo Marcelo Segurado em contato com a reportagem do Esportes DP.

O debute do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano será neste domingo (23). Diante do Afogados da Ingazeira, o Tricolor reencontra seu torcedor no estádio do Arruda - algo que não acontece desde março de 2020. No estádio do Arruda, que completa 50 anos de sua inauguração oficial em 2022, o time comandado por Leston Júnior entra em campo às 16h.

Time-base: Jefferson; Marcos Martins, Lucão, Alex Alves e Dudu Mandai; Gilberto, Rodrigo Yuri e João Henrique; Mateus Anderson, Matheuzinho e Walter.

Técnico: Leston Júnior

Reforços para 2022:
 
Goleiros: Jefferson e Kléver
Laterais: Marcos Martins, Dudu Mandai e Ítalo Silva
Zagueiros: Alex Alves e Lucão
Volantes: Gilberto, Rodrigo Yuri, Matheus Lira e João Erick
Meias: João Henrique e Esquerdinha 
Atacantes: Walter, Rafael Furtado, Mateus Anderson e Matheuzinho

Melhor campanha no Pernambucano: 29 vezes campeão

Candidato a protagonista: Walter

Palpite do Esportes DP: Corre por fora


Tags: SANTA CRUZ guia do pe 2022 diario de pernambuco esportes dp corre por fora pernambucano 2022