Duelo da Cobra Coral contra o Bahia, no Arruda (Foto: Gil Vicente/DP/DA Press)
Reencontro marcado. Em celebração aos 20 anos do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz fará uma partida amistosa com os craques do passado, marcada para o próximo dia 13 de novembro, no Arruda. O evento começa às 9h e terá entrada gratuita. Quem quiser contribuir pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado à Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria.
“A gente esperou muito tempo e vai ser um momento especial para relembrar essa emoção. Vivenciar mais uma vez aquele momento de glória que o Santa Cruz teve. Diferentemente do que está acontecendo hoje”, disse o ex-volante Marcílio, um dos pilares da campanha de 1999, ao Esportes DP.
O jogo foi atrasado por três anos por conta da pandemia do Covid-19 mas, enfim, vai acontecer. Foi tempo suficiente para juntar todos os personagens possíveis, além de fazer homenagem póstuma aos que já se foram, caso do técnico Nereu Pinheiro e dos jogadores Cláudio Milar e Helder.
Quando a bola rolar, muitas lembranças virão à tona. A começar pelas mãos e pés do goleiro Nilson, um dos principais destaques daquela trajetória, culminando com o vice-campeonato da Segundona, que estará presente. Ele e todos os outros titulares também.
Além dele, também participam do evento Tinho, João Carlos, Viola, César, Eleomar, Janduir, Wellington, Arley, Marquinhos, Marcílio, Marcelinho, Márcio Alan, Josenildo, Toninho, Jarlan, Renato Carioca, Baiano, Fabian, Marcelo Fumaça, Valdomiro, Batata e Guilherme.
Na época, após se classificar e manter o ritmo na segunda fase, o Santa conquistou o acesso à elite do futebol nacional para 2000. O último jogo foi um empate sem gols diante do Goiás, no Serra Dourada, em meados de dezembro de 1999.