Com duas vitórias no início do ano, Santa Cruz chega bem no Pernambucano (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Com cinco títulos conquistados, ninguém levantou mais taças do Campeonato Pernambucano que o Santa Cruz na última década. Porém, o jejum de troféus já alcança seis anos e começa a incomodar a torcida. Nesta quinta, o Tricolor espera começar uma nova história no estado. Contra o Afogados, às 20h, no Arruda, o Santa chega embalado pelo bom começo de temporada, para o primeiro encontro do ano com a sua massa nas arquibancadas.
Foram duas verdadeiras ‘provas de fogo’ para o Santa Cruz até aqui no ano. Contra o Caucaia e o Botafogo-PB, o time não só venceu os dois jogos da Eliminatória da Copa do Nordeste, conquistando a vaga e uma cota financeira substancial, como também convenceu com um futebol produtivo, à medida do possível. Resultados que fazem o time chegar embalado para estrear no Pernambucano.
E se o time passa confiança, sua torcida certamente deve responder nas arquibancadas. Será o primeiro encontro dos tricolores com a equipe na temporada, uma vez que o clube cumpriu punição nos dois últimos jogos, com portões fechados pelo Nordestão. Mesmo com o horário mais tardio das 20h, o clube tem a expectativa de ter um bom público no duelo contra os sertanejos.
Além desse novo fator vindo das arquibancadas, o técnico Ranielle Ribeiro planeja uma nova postura para a sua equipe. Reativo em alguns momentos no ano até aqui, sobretudo contra o Botafogo-PB, o treinador espera um time mais propositivo e com posse de bola diante do Afogados. Disposição tática que deve se aproximar com a sua filosofia de jogo que projeta para a disputa da Série D, principal objetivo do ano no Arruda.
“Independentemente de ser o Afogados ou qualquer outro clube, já dá para realmente implementar aquilo que nós imaginamos como forma de jogo. Na imposição, de jogar dentro de casa, tanto no que se diz respeito a marcar e jogar. Aí, então, dá uma tranquilidade para pôr em prática tudo o que foi treinado na pré-temporada”, apontou o treinador.
Com isso, a tendência é que o time não tenha mudanças para a partida de estreia. A única exceção é a possível liberação do lateral esquerdo Ítalo Silva, que se recupera de lesão muscular. Porém, com o clássico contra o Náutico já no domingo, a tendência é que o atleta ganhe mais tempo para chegar 100% diante do Timbu.
O jogo também marcará o reencontro do Santa com Walter, atacante que despontou como artilheiro coral em 2022. Além dele, o volante Caetano e o atacante Arian também passaram pela base no Arruda.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz
Matheus Inácio; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Alemão e Ian Rodriguez (Ítalo Silva); Daniel Pereira, Arthur Santos e Anderson Ceará; Hugo Cabral, Lucas Silva e Michel Douglas. Técnico: Ranielle Ribeiro.
Afogados
Railson; Olioza, Guilherme, Danilo e Gabriel; Caetano, Roberto e Valdeir; Arian, Matheus e Venicius. Técnico: Evandro Guimarães.
Local: Estádio do Arruda
Horário: 20h
Arbitragem: Hugo Dias Figueiredo (PE)
Assistentes: Karla de Santana e Victor Paes Barreto (Ambos PE)