Esportes DP

SANTA CRUZ

Santa Cruz reage no fim, arranca empate com o Vitória e quebra tabu pela Copa do Nordeste

No último minuto, Tricolor arrancou um empate importante na estreia da Copa do Nordeste, contra os baianos no Barradão

postado em 21/01/2023 19:37 / atualizado em 21/01/2023 20:03

<i>(Foto: Santa Cruz/Divulgação)</i>
Foi nos acréscimos, no último minuto, na persistência. O Santa Cruz quebrou uma escrita negativa contra o Vitória no Barradão e arrancou um empate em 1 a 1, aos 51 do 2º tempo. Foi o primeiro ponto da história da equipe coral na condição de visitante contra o Leão em Salvador, em partida válida pela Copa do Nordeste. Resultado que, pelas circunstâncias, traz um gosto de triunfo para o Tricolor, que não só evitou sua primeira derrota no ano, como ainda representa um ponto fundamental para a competição regional.

O jogo

Com os dois times precisando dar uma resposta positiva para as suas torcidas, o jogo começou aberto, com espaços para ambos trabalharem a bola com relativa liberdade. O Santa Cruz, porém, sem conseguir aproximação na grande área adversária. Já o Vitória arriscou chutes de longa distância, sem cerimônia. Foram três tentativas em sete minutos, todas para fora, sendo a de Osvaldo a que levou maior perigo, numa batida cruzada da ponta direita.

O Santa conseguiu diminuir o ímpeto do Vitória, mas logo sofreu um duro golpe aos 15 minutos. Uma das suas principais peças na saída de jogo, o lateral Jefferson Feijão precisou ser substituído, com lesão muscular. Ainda assim, o Tricolor conseguiu se soltar mais. Arthur tentou o primeiro chute de longe, mas foi Anderson Ceará que deu trabalho a Dalton num bom chute colocado aos 22’, após boa jogada de Lucas Silva.

De forma até surpreendente, o Tricolor passou a controlar mais a posse de bola, e o Vitória se retraiu. Ainda assim, com Lucas Silva isolado na ponta direita, faltava uma melhor participação de Michel Douglas e Hugo Cabral.

Só a partir dos 30 minutos, o Vitória se impôs como time mandante. Sobretudo pela ponta direita com Osvaldo ganhando todas contra Ian Rodrigues, o time se tornou mais incisivo, passando a controlar as ações, apertando o Santa em seu campo de defesa. Na primeira grande chance, aos 36, Osvaldo penetrou na área mas Geaze saiu bem no lance para bloquear. E aos 41’, Léo Gamalho recebeu livre na segunda trave, mas cabeceou por cima. Mas o Tricolor soube resistir até o fim do primeiro tempo.

2º tempo

Na volta do intervalo, o Santa Cruz teve no início uma liberdade para trabalhar na defesa, porém sem romper as linhas defensivas do Vitória, que tentava espetar em velocidade quando roubava a bola, também sem muito perigo, exceto pela chance que Rafinha desperdiçou de cabeça, aos 14 minutos.

Percebendo a inoperância do ataque, Ranielle mexeu duas peças de uma só vez, com Anderson Paulista e Dagson. Seriam três, porém Hugo Cabral pediu para não sair. E foi num erro dele, que perdeu a bola no ataque, que o Vitória se aproveitou. Em um momento de mais alta pressão, o uruguaio Nicolas Dibble, que também havia acabado de entrar no jogo, tentou duas vezes de cabeça, parando em duas ótimas defesas de Geaze. Mas no rebote da segunda, aos 19, Zeca acertou um chute indefensável, abrindo o placar.

Em desvantagem, o Santa tentou reagir, enquanto o Vitória passou a jogar mais confortável. Sem sofrer na defesa, o time baiano só se arriscava a atacar ‘na boa’, e quase ampliou com belo chute cruzado de Osvaldo aos 31, que Geaze novamente fez grande defesa.

Só aos 38, o Tricolor passou a levar perigo, de fato. Em chute de Arthur da intermediária, a bola desviou na defesa e o goleiro Dalton mostrou reflexo para evitar o empate no canto direito. Aos 45, em cobrança de falta que rebateu na defesa, Yan Oliveira por pouco não escorou para a rede. O Santa tentou, tentou, tentou, até que conseguiu. Yan foi premiado aos 51, e marcou de cabeça em cobrança de falta bem trabalhada. Gol que premia e traz um marco histórico para a Cobra Coral: seu primeiro ponto como visitante contra o Vitória, após cinco derrotas até aqui entre os times em Salvador.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1

Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas; Rodrigo Andrade (Léo Gomes), Gegê e Diego Torres (Eduardo); Osvaldo, Rafinha (Nicolas Dibble) e Léo Gamalho (Trellez). Técnico: João Burse.

Santa Cruz 1

Geaze; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Yan Oliveira e Ian Rodrigues; Arthur Santos, João Erick (Baraka) e Anderson Ceará (Anderson Paulista); Hugo Cabral (Marcelinho), Lucas Silva e Michel Douglas (Dagson). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Local: Barradão, em Salvador-BA
Arbitragem: Caio Max Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Vinicius Melo de Lima (ambos RN).
Cartões amarelos: Diego Torres e Rodrigo Andrade(V); Anderson Ceará e Tharlles (S)
Gols: Zeca (19, 2ºT)(V); Yan Oliveira (51, 2ºT)(S).
Público: 7.823 pessoas

Tags: Santa Cruz Copa do Nordeste vitória empate tabu estreia barradão