Mandatário corre o risco de sofrer impeachment no Mais Querido (Foto: Taylinne Barret/DP FOTO)
Após três reuniões de conciliação entre o poder Executivo e o Conselho Deliberativo do Santa Cruz, nesta última segunda-feira, o desembargador do tribunal de justiça, Sílvio Neves Batista Filho, manteve as decisões tomadas na última reunião do conselho, que reprovaram por unanimidade o balanço financeiro do clube. Em contato do DP Esportes com o presidente tricolor, Antônio Luiz Neto, destacou que está defendendo os direitos do Mais Querido. Apesar do revés na Justiça, o mandatário alertou que sua equipe jurídica seguirá buscando o melhor caminho para a instituição.
“O fato é que a decisão do desembargador nós tivemos o cuidado de entregar a nossa assessoria jurídica, eles estão estudando para saber qual é o melhor caminho para adotar. Nós temos convicção dos direitos que estamos defendendo, porque são todos a favor do Santa”, disse o mandatário.
Além disso, o Presidente coral afirmou que essas ações na Justiça só prejudica as negociações pela SAF.“Nós estamos com uma SAF com o contrato praticamente concluído, já em linhas finais de redação. A gente está querendo anunciar e esse tipo de movimentação do conselho só faz atrapalhar. A gente precisa lançar o Santa Cruz na modernidade, pagar a dívida do Santa Cruz, permitir que os investidores façam investimento na base, no time de profissionais, no nosso patrimônio”, comentou o presidente.
Embora não apresente números oficiais, o Chefe do Executivo garante que o Mais Querido recebeu uma proposta vantajosa financeiramente, mas apontou que ações judiciais dificultam as negociações com os investidores.“Nós temos uma excelente proposta, estamos querendo anunciar, mas esse tipo de movimento do conselho só faz atrapalhar o clube. Enquanto a gente vem trabalhando para debelar a crise e eles ficam sempre criando fake, criando novidades que só fazem atrapalhar a vida do Santa Cruz, enquanto que a SAF está pronta para ser anunciada e a gente não consegue porque eles geram esses problemas”, finalizou.
Processo de afastamento:
Na noite desta última segunda-feira, o Conselho Deliberativo já convocou uma Reunião Extraordinária para a próxima segunda-feira (02/10), onde será votado o afastamento imediato por 90 dias de Antônio Luiz Neto. O encontro está marcado para ter a sua chamada inicial às 20h, no anfiteatro Aristófanes de Andrade. Na mesma reunião, será debatido um possível pedido de impeachment do presidente do Executivo.
Tanto o pedido de afastamento, como uma possível abertura do processo de impeachment se baseiam nos seguintes pontos, presentes no artigo 41 do estatuto do clube.
- Não prestação de contas
- Reprovação das contas do exercício de 2022
- Inadimplência em contribuição previdenciária e trabalhista
- Gestão fraudulenta e/ou temerária Realização de despesa sem autorização
- Ausência de publicação mensal da lista de sócios
- Rompimento de contrato e antecipação de receita sem liberação