Conselheiros terão papel consultivo sobre proposta da SAF Coral (Foto: Marina Torres/DP Foto)
O Conselho Deliberativo do Santa Cruz será apenas uma peça no processo de análise da proposta de transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Composto por 417 conselheiros estatutários e 80 beneméritos, o colegiado será convocado para uma reunião presencial onde irá votar pela recomendação de aprovação ou reprovação da proposta vinculante apresentada pelo grupo de investidores da SAF Coral. Os conselheiros tricolores não tem poder de vetar a proposta.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Victor Pessoa de Melo, a votação terá caráter consultivo, ou seja, não terá poder decisório final, mas servirá como parâmetro para o chefe do Executivo, Bruno Rodrigues. “Entendemos que o Conselho é a casa que consegue deliberar os assuntos de interesse do clube. Acredito que deveria ter um poder de aprovação ou de veto. No sentido que a gente vai trabalhar junto aos conselheiros para a recomendação da aprovação ou recomendação da reprovação”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo, em entrevista à Rádio Jornal.
A proposta de SAF será detalhadamente apresentada em reunião para os conselheiros, com previsão de participação de representantes do executivo do clube e dos investidores da SAF Coral. O encontro terá publicidade da TV Coral, canal oficial do clube, mas ocorrerá de forma presencial, conforme determinação interna.
A votação será nominal e aberta apenas para conselheiros, fortalecendo a transparência do processo. Embora o parecer do Conselho não tenha efeito vinculativo, ele poderá influenciar fortemente os rumos da negociação.
Cronograma para a SAF do Santa Cruz:
Até 30 de maio
Prazo para finalização dos contratos
2 de Junho
Apresentação da matéria ao Conselho Deliberativo e Comissão Fiscal
Entre 2 e 16 de Junho
Análise do Conselho Deliberativo e Comissão Fiscal