Esportes DP

SANTA CRUZ

Santa Cruz terá resposta da CBF sobre liminar de participação da Série D dentro de cinco dias

Superior Tribunal de Justiça Desportiva corrigiu erro na intimação feita pelo tricolor; Clube reivindica vaga do Democrata-MG

postado em 28/03/2024 12:42 / atualizado em 28/03/2024 13:13

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

Mais um capítulo escrito na tentativa do Santa Cruz jogar a Série D ainda em 2024. Hoje (28), o clube recebeu um e-mail do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), informando que houve um erro material na intimação feita ontem, onde o tricolor pede a exclusão do Democrata de Sete Lagoas-MG da quarta divisão deste ano e a própria inclusão na competição.

A ação, chamada de Medida Inominada, previa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria um prazo de dez dias para analisar e manisfestar-se sobre o ocorrido. Entretanto, o prazo correto é de cinco dias. Com isso, a CBF terá menos tempo para definir o que fará em relação à participação do Santa Cruz na Série D deste ano.

Entenda o caso

Ontem (27), o Santa Cruz protocolou no STJD a exclusão do Democrata de Sete Lagoas-MG da Série D de 2024, alegando que o clube foi rebaixado no Campeonato Mineiro de 2023 e ainda assim foi “premiado” com uma classificação para a quarta divisão. Tal fato aconteceu por conta da desistência de todos os outros times mineiros à frente na classificação do estadual não apresentarem interesse de participar do nacional, sobrando assim para o Democrata.

O Santa Cruz sustenta a ação baseado no Regulamento Geral de Competições de 2023 da própria CBF, que coloca: nas Competições realizadas e coordenadas pela CBF para as quais a classificação dos clubes decorra de colocação destes em competições estaduais organizadas pelas Federações filiadas, inclusive torneios seletivos, caso algum clube desista ou não confirme sua participação, CABERÁ À CBF A ATRIBUIÇÃO DA VAGA A UM NOVO CLUBE, VALENDO-SE DE CRITÉRIOS TÉCNICOS, ISONÔMICOS, EQU NIMES E QUE PRIVILEGIEM O FOMENTO DO FUTEBOL, PODENDO ADOTAR O RNC ATUALIZADO E ATRIBUIR A VAGA PARA CLUBE DE OUTRA FEDERAÇÃO”.

O vice-presidente do conselho do Santa Cruz, Álvaro Maia, lembra das condições do clube. “O Santa Cruz é o melhor ranqueado nacionalmente na frente de todos esses times que estão hoje disputando a série D de 2024. Também é importante frisar pro torcedor tricolor que o Santa Cruz garantiu a vaga na Série D de 2025”, completou o conselheiro.

Agora, o Santa Cruz aguarda resposta da CBF diante da Medida Inominada. Vale lembrar, caso o tricolor consiga a vaga para jogar a Série D ainda este ano, que o clube está sem técnico, já que Itamar Schülle está emprestado ao Retrô, assim como o diretor de futebol Francisco Sales. Além disso, vários jogadores foram emprestados e não tiveram seus vínculos renovados após a eliminação no Campeonato Pernambucano deste ano.