
Saiba mais
O Pouso Alegre-MG, por exemplo, chegou a ameaçar não participar do Brasileirão, mas acabou voltando atrás e jogará normalmente. Porém, como a CBF resolveu manter o regulamento do ano passado, caso este cenário acontecesse, uma equipe da Federação Mineira é quem seria beneficiada.
Além disso, se ainda assim este time desistisse, quem herdaria o lugar seria uma equipe da federação mais bem ranqueada do País, que não é o caso de Pernambuco. Hoje o Estado ocupa o 10° lugar.
Vale lembrar que, apesar do banho de água fria, o Santa Cruz já garantiu a sua participação no Brasileirão do ano que vem, após chegar às semifinais do Campeonato Pernambucano. Caso avance para a final, a equipe coral também terá vaga na Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Sobre a edição deste ano, a Série D começará no dia 28 de abril e terminará em 29 de setembro. Ao todo, as 64 equipes serão divididas em oito grupos, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados desta primeira fase avançam para o mata-mata. Quem chegar às quartas de final
Retrô e Petrolina, únicos representantes de Pernambuco, estarão no Grupo A4, ao lado de Asa-AL, CSE-AL, Jacuipense-BA, Juazeirense-BA, Itabaiana-SE e Sergipe-SE. Confira abaixo todo o chaveamento:
