Esportes DP

SPORT

Clássico entre Sport e Náutico colocará frente a frente melhor defesa contra o melhor ataque

Primeiro jogo da final colocará frente a frente o melhor setor ofensivo, com 26 gols, contra a melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos

postado em 14/05/2021 10:00 / atualizado em 14/05/2021 10:01

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC; Paulo Paiva/DP Foto; Anderson Stevens/Sport)</i>
Quando dois times chegam à final de um campeonato é normal que analistas se debrucem sobre os pontos fortes e fracos das equipes envolvidas na decisão. O choque entre Sport e Náutico, que decide a edição 2021 do Campeonato Pernambucano, não será exceção. Donos da defesa mais sólida e do ataque mais efetivo do certame, o Leão e o Timbu têm pontos fortes distintos para chegar ao título estadual. 

Mandantes do primeiro confronto, os leoninos têm em sua retaguarda uma verdadeira muralha, que após se consolidar parece ter se tornado intransponível aos rivais domésticos. Com apenas quatro gols sofridos na competição, o Leão patinou nas primeiras rodadas, onde venceu uma, empatou uma e saiu de campo derrotado em uma oportunidade. Estes três jogos, inclusive, foram os responsáveis por todas as vezes em que o goleiro do Sport buscou a bola nas redes. 

A retomada do Leão na competição começou diante do Central, quando venceu por 2 a 0, na Ilha do Retiro. O jogo contra a Patativa foi o primeiro em que o Leão teve sua linha de defesa completamente titular formada por Patric, Adryelson, Iago Maidana e Sander, quarteto bastante entrosado, pois foi a base do time que garantiu a permanência leonina na Série A na temporada passada. 

Outro ponto forte dos Leões tem sido a boa fase do goleiro Mailson. Terceira opção no início do ano, o atleta viu Carlos Eduardo se lesionar e Luan Polli viver fase ruim durante o começo da temporada e viu a oportunidade lhe sorrir. Chance dada, vaga agarrada. Com boas atuações, o camisa 1 retornou ao time no jogo contra o Vitória e não saiu mais. Até o momento são cinco jogos consecutivos sem sofrer gols na arrancada que levou o Leão à segunda vaga direta às semifinais e, consequentemente, à decisão estadual.

Se o Sport tem como ponto forte a defesa, o Náutico tem como trunfo o ataque letal, que marcou 26 gols em dez jogos. Curiosamente, o contraste entre as equipes tem números semelhantes. Ofensivamente, o Timbu possui nove gols à frente do Leão, enquanto os rubro-negros sofreram oito tentos a menos que o rival. Vale ressaltar que a derrota para o Sport, na primeira fase, foi o único jogo em que o Náutico ‘passou em branco’ na competição estadual. 

Durante a temporada, o Náutico chegou a ter, proporcionalmente à quantidade de partidas, o melhor ataque do Brasil, com uma marca de 3,25 bolas na rede por jogo, rendendo, inclusive, a melhor largada ofensiva do clube nos últimos 19 anos. Além disso, chama atenção o fato de que a maioria dos gols são marcados nos primeiros 45 minutos. Dos 26 gols, 21 foram marcados na etapa inicial, ou 80% do quantitativo. 

Na artilharia do Campeonato Pernambucano, os três primeiros colocados são atletas alvirrubros. Kieza, com nove gols, é o líder isolado no ranking dos goleadores, que tem, na sequência, Erick e Vinícius, responsáveis por balançarem as redes adversárias em cinco oportunidades. Somando os feitos do trio, constata-se que, juntos, marcaram mais de 70% dos gols. 

Tags: Campeonato Pernambucano ataque defesa náutico nauticope sportpe sport