Presidente do Sport revela planejamento na base (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Um dos principais compromissos de campanha na gestão de Yuri Romão no Sport, é promover e valorizar nossas categorias de base. Historicamente, o clube sempre revelou grandes nomes, como por exemplo, do volante Joelinton, que vem sendo convocado pela Seleção Brasileira. Diante de um processo de transformação, na última segunda-feira, o clube surpreendeu ao anunciar as saídas de Sued Lima e Luan Moreira, respectivamente, treinadores do Sub-20 e Sub-17. No mesmo dia, a diretoria anunciou a contratação de Thiago Larghi, nome bastante celebrado. Em entrevista à Rádio Clube, o presidente Yuri Romão, apontou que o clube está no processo de reestruturação da base.
“Não é segredo para ninguém, até porque isso fez parte das promessas de campanha, de que a base seria um dos pilares de sustentação do clube. Lembrando que prometemos quatro coisas: reforma do estatuto, renovação da base, profissionalização do clube e reforma do estádio. Estamos trabalhando pesado, sério e de forma responsável, sem deixar que o ego ou a vaidade atrapalhem”, disse o presidente.
Eliminado na semifinal do Campeonato Pernambucano pelo Retrô e na Copa do Brasil pelo CSA, a categoria Sub-20 do Sport apresentou resultados ruins na segunda metade do ano. Diante disso, o madatario rubro-negro resolvou em conjunto com os diretores da base pelas mudanças no planejamento.“No caso específico da base, a gente já vem fazendo esse processo de profissionalização e entendemos, em comum acordo com o próprio técnico Sued, de que haveria necessidade de uma renovação, haveria necessidade de um novo comando para que a gente possa alçar vôos maiores”, destacou.
O projeto de investimentos nos jovens jogadores pode render ao Leão tanto benefícios esportivos, quanto financeiros no futuro.“A base precisa não apenas municiar nosso elenco com novos atletas, e aí eu digo isso ao longo do tempo, não vai ser amanhã que estes atletas estarão no profissional. Ao longo do tempo a gente precisa ter isso. Como também formar jovens para vender e trazer recursos para dentro do clube”, afirmou o mandatário.
“O clube não pode viver única e exclusivamente de um único contrato que sustenta ele ao longo da temporada, que é o contrato de televisionamento. Isso é muito pouco para um clube que quer ter protagonismo, que quer ser um dos melhores clubes do NE, por exemplo. Então, precisamos também trazer recursos via (categorias de) base”, completou.
Yuri Romão também rasgou elogios ao novo treinador do Sub-20, Thiago Larghi, com quem trabalhou no Sport num gestão anterior.“Para tanto, é necessário que tenhamos pessoas que possam fazer isso. Thiago Larghi eu conheci na época em que fui diretor de futebol na gestão de Martorelli. É um rapaz competente, estudioso, está em Londres hoje, estudando. Está vindo no final dessa semana ou no início da próxima para assumir o comando da base. Já teve oportunidade de ser treinador do Atlético-MG, do Goiás. Ele vem para dar uma nova roupagem para a base. É um profissional renomado que trará ou levará o clube para um patamar mais elevado. Isso é importante para o clube”, avaliou.
Com alto investimento nas divisões de base, o Sport vem apresentando melhorias estruturais, como por exemplo, a implantação de grama sintética em um dos campos do CT José de Andrade Médicis. Segundo o presidente, o novo gramado será fundamental para aumentar o ritmo de treino dos jovens atletas do clube.“É uma mexida ousada, um investimento que estamos fazendo visando o Sport do futuro, lá na frente vai trazer outros benefícios para dentro do clube. Estamos terminando essa semana a obra do campo sintético para a base. Poderemos treinar mais, porque a grama natural se estraga muito rápido. A quantidade de treinos que a base tem, os três campos destinados à base não estavam aguentando o volume de treinos. Agora, com o campo sintético, poderemos treinar mais”, finalizou.