Esportes DP

SPORT

"Vou viver aquele CT 100% do meu tempo", diz Enrico Ambrogini ao assumir a direção geral de futebol do Sport

Em apresentação, novo diretor geral de futebol do Leão mostrou confiança por retomada do clube

postado em 20/05/2025 17:47

<i>(Foto: Paulo Paiva/Sport)</i>
O Sport apresentou oficialmente, na manhã desta terça-feira (20), seu novo diretor geral de futebol, Enrico Ambrogini. A chegada do dirigente marca mais um passo no processo de reformulação da gestão do Leão, que vive um momento crítico na Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda sem vencer após nove rodadas e afundado na lanterna da competição, o clube aposta em novos nomes na gestão de futebol.

Anunciado na noite da última segunda-feira (19), Ambrogini já desembarcou no Recife, conheceu as instalações do clube e foi integrado à estrutura rubro-negra. Ocupando um novo cargo no Sport, ele terá a missão de liderar a reestruturação do futebol leonino ao lado do executivo Thiago Gasparino. O profissional falou um pouco sobre seus objetivos no Leão.

"Quando você gera eficiência dentro de um clube, dentro de um CT, você encontra partes financeiras que conseguimos realocar, em um trabalho em conjunto, gerando eficiência no dia a dia e, talvez, se sobrar recurso, fazendo investimentos que julgarmos mais adequados. Isso vai depender muito do nosso diagnóstico", explicou Ambrogini.
 
"Por exemplo, eu cheguei ontem e vou viver, pode ter certeza, aquele CT 100% do meu tempo, para que a gente consiga reverter a situação — financeiramente mesmo", completou.
 
O QUE O TORCEDOR RUBRO-NEGRO PODE ESPERAR DE ENRICO? 
O foco, segundo Enrico, será entender a fundo a estrutura atual e criar soluções sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, ele reconhece a urgência por respostas dentro de campo.

"Quando alguém olha o Sport, sabe que é referência, seja de torcida, de cidade, que é muito bonita, referência em um povo que é acolhedor. Essas coisas têm que valer no dia a dia de trabalho. Eu sei que o clube passa por um momento difícil, e a única resposta que eu posso dar é trabalho. Você só sai dessa situação se trabalhar incansavelmente, arregaçar as mangas e não deixar um suor passar. Esse é o meu perfil", expressou.

Ambrogini, que estava sem clube desde abril após passagem como CEO da SAF do Figueirense, tem no currículo uma sólida formação acadêmica e experiência no futebol profissional. É engenheiro de produção formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com especialização em Gestão Esportiva com foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra, além de um Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Apesar do tom realista, Enrico encerrou sua fala com uma mensagem de otimismo para o torcedor, que espera por uma virada de chave urgente na elite do futebol nacional.

"É um momento de extrema união para tirar o Sport dessa situação e alçar voos maiores, porque é isso que a camisa e a torcida precisam. Tenho convicção de que a gente vai sair disso", finalizou.

Tags: ambrogini enrico romão yuri brasileiro campeonato apresentação coletiva brasileirão a série sport