Esportes DP

SPORT

Sport fecha com novo diretor geral para o departamento de futebol

Profissional possui passagens por equipes como Cruzeiro, Figueirense e Real Valladolid, da Espanha

postado em 19/05/2025 16:33

<i>(Foto: Patrick Floriani/FFC)</i>
Novo nome na gestão rubro-negra! O Sport está próximo de oficializar Enrico Ambrogini, como seu novo diretor geral do departamento de futebol. O último trabalho do profissional foi no Figueirense, como CEO da SAF, até abril deste ano. A informação foi inicialmente divulgada pelo repórter Wellington Araújo.

 

Passando por mudanças no elenco e na gestão de futebol, a direção rubro-negra busca se reestruturar para a sequência da temporada e vinha procurando nomes que se encaixassem no perfil desejado pelo clube. Após passar pelo processo de entrevistas e negociações, Ambrogini chegou a um acordo com a cúpula leonina e chega ao Sport após o anúncio do novo executivo de futebol, Thiago Gasparino, na última terça-feira (13).

 

CURRÍCULO DO NOVO DIRETOR 

Enrico Ambrogini é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, e possui especialização em Gestão Esportiva com foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra, além de um Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

 

Também possui especialização em gestão de orçamentos multimilionários, desenvolvimento de operações de futebol voltadas para o desempenho, negociação de transferências de jogadores de alto perfil e estabelecimento de parcerias estratégicas. Além disso, é mestre em Gestão Esportiva e Negócios do Futebol pela Birkbeck, Universidade de Londres.

 

Em seu currículo, o novo diretor do Sport acumula passagens como CEO no Espírito Santo Futebol Clube e na Inter de Limeira-SP, além de experiências internacionais no Real Valladolid, da Espanha, onde atuou como diretor de gestão e administração do futebol. No Brasil, integrou a gestão do Cruzeiro sob o comando do pentacampeão Ronaldo Fenômeno. Seu último trabalho foi no Figueirense, onde permaneceu por mais de um ano antes de ser desligado do clube catarinense.

 

Tags: ambrogini enrico ceo cruzeiro brasileiro campeonato futebol gestão diretoria brasileirão a série diretor sport