Ceará e Sport fazem primeiro duelo da temporada neste sábado (17) (Foto: Felipe Santos/Ceará SC e Rafael Vieira/DP)
Ceará e Sport se enfrentam neste sábado (17), às 16h, na Arena Castelão, em partida válida pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro ocupa a parte de cima da tabela da competição, com 12 pontos. Já o Rubro-Negro segue na lanterna, com apenas dois pontos, e vem de uma goleada sofrida por 4 a 0 para o Cruzeiro na última rodada, na Ilha. O confronto terá transmissão do Premiere.
Os placares recentes nas partidas entre as equipes dá esperança ao torcedor leonino. Em 2024, Sport e Ceará se enfrentaram três vezes, com vantagem para o time pernambucano: duas vitórias e um empate — este justamente na Arena Castelão, palco do duelo deste sábado.
Apesar dos resultados positivos a favor do Sport na última temporada, o retrospecto em solo cearense pesa para o lado do Vozão. O time leonino não sabe o que é vencer o Ceará como visitante desde 2004, em duelo válido pela Série B. De lá para cá, as equipes se enfrentaram 12 vezes na capital cearense, com ampla vantagem alvinegra: foram sete vitórias do Ceará e cinco empates, o que reforça o tamanho do desafio para o time pernambucano na nona rodada do Brasileirão.
SPORT
Vivendo um momento delicado na temporada, o Sport finalizou nesta sexta (16) a preparação para o clássico nordestino diante do Ceará. Na lanterna da competição, o Leão encara o confronto como decisivo e sabe que apenas a vitória pode iniciar a tão necessária reviravolta. Pela primeira vez desde sua chegada ao Recife, o técnico António Oliveira teve tempo hábil para trabalhar e começar a implementar seu modelo de jogo com mais profundidade junto ao grupo.
Para o jogo deste sábado, o Sport contará com o retorno do meia Lucas Lima, que volta a ficar à disposição após cumprir suspensão na rodada passada. Em relação à escalação, além da volta do camisa 10, o técnico António Oliveira deve promover a entrada do lateral Hereda entre os titulares. Outra possível mudança está na defesa, onde Antonio Carlos deve ganhar vaga entre os onze iniciais, formando um trio de zaga ao lado de Chico e João Silva.
Parte do elenco atual do Sport conhece de perto o adversário deste sábado. Um dos exemplos é o atacante Chrystian Barletta, que marcou um dos gols na última vitória rubro-negra sobre o Ceará e que, inclusive, já defendeu as cores do Vozão. O discurso no grupo leonino é de virada de chave, mas também de cautela na Arena Castelão.
"É um jogo difícil, em um estádio onde, muitas vezes, jogar lá sempre foi complicado. A gente entende — não só eu, mas o grupo inteiro sabe disso. Já enfrentaram o Ceará também. Então, a gente avalia como um jogo muito complicado, como é de se esperar nesse campeonato longo, com tantas equipes boas. Vamos pra lá concentrados, em busca de dar o nosso melhor e vencer esse jogo", expressou Barletta.
CEARÁ
De olho na permanência no G6 da Série A, o Ceará recebe o Sport neste sábado (17), às 16h, na Arena Castelão, pela nona rodada da competição. Invicto como mandante no Brasileirão até aqui, o Vozão quer aproveitar o momento conturbado do rival para voltar a vencer.
A equipe comandada por Léo Condé vem de um empate fora de casa contra o Santos e aposta no apoio da torcida para retomar o caminho das vitórias. Mais de 30 mil torcedores alvinegros são esperados no Castelão para empurrar o time em busca dos três pontos. O Vozão entra com a missão de se consolidar entre os primeiros colocados e seguir embalado na Série A deste ano.
Para o confronto, o técnico terá alguns desfalques. O volante Fernando Sobral está suspenso, enquanto o atacante Aylon e o goleiro Bruno Ferreira seguem no departamento médico e estão fora da partida.
FICHA DA PARTIDA
CEARÁ: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Lourenço, Dieguinho e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
SPORT: Caíque França; João Silva, Antônio Carlos e Chico; Hereda, Rivera, Du Queiroz, Lucas Lima e Igor Cariús; Barletta e Pablo. Técnico: António Oliveira.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Horário: 16h
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex dos Santos (SC)