Barletta marcou na última partida entre Sport e Ceará (Foto: Paulo Paiva/Sport Recife)
Em meio a uma fase turbulenta, o Sport finalizou a preparação para o clássico nordestino neste sábado (17), às 16h, contra o Ceará, na Arena Castelão, pela nona rodada da Série A. Lanterna da competição, o Leão sabe que só a vitória interessa, e o atacante Chrystian Barletta foi direto ao projetar a partida, reconhecendo as dificuldades, mas reforçando a confiança do elenco em dar a volta por cima.
"É um jogo difícil, em um estádio onde, muitas vezes, jogar lá sempre foi complicado. A gente entende — não só eu, mas o grupo inteiro sabe disso. Já enfrentaram o Ceará também. Então, a gente avalia como um jogo muito complicado, como é de se esperar nesse campeonato longo, com tantas equipes boas. Vamos pra lá concentrados, em busca de dar o nosso melhor e vencer esse jogo", afirmou o jogador.
Durante a semana, a palavra de ordem foi foco na oportunidade de ouro para iniciar uma reviravolta na temporada, já que, pela primeira vez desde que chegou ao Recife, o técnico António Oliveira possui tempo para implementar seu plano de jogo com os jogadores leoninos.
A última vez que o Sport somou três pontos em uma partida foi no jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano, contra o Retrô, acumulando quase dois meses sem saber o que é vencer. Desde então, o Rubro-Negro vem colecionando tropeços e amarga a última colocação do Brasileirão.
HISTÓRICO NA CAPITAL CEARENSE
O retrospecto recente também não ajuda: a última vitória do Sport como visitante contra o Ceará foi em 2004, pela Série B. Desde então, foram 12 encontros na capital cearense, com sete vitórias do Vozão e cinco empates.
ÚLTIMOS DUELOS
No último ano, Ceará e Sport tiveram a oportunidade de se enfrentarem em três ocasiões:
• A primeira aconteceu em abril, no mata-mata da Copa do Nordeste, em jogo válido pelas quartas de final, quando o Leão levou a melhor na Arena de Pernambuco, vencendo por 2 a 1 e avançando às semifinais.
• As equipes voltaram a se enfrentar no primeiro turno da Série B, em junho, na Arena Castelão. A partida terminou empatada em 0 a 0.
• No segundo turno, em outubro, no reencontro do Sport com a Ilha do Retiro reformada, o Leão levou a melhor e venceu por 2 a 1.