Esportes DP

SPORT

Discípulos de Bielsa: confronto entre Sport e Fortaleza marca o encontro de treinadores argentinos

Como curiosidade: Vojvoda e Mariano Soso, ambos chegaram para substituir o técnico Enderson Moreira, em 2021 e 2023, respectivamente

postado em 19/02/2024 16:00 / atualizado em 19/02/2024 13:14

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO e Karim Georges/FEC)</i>

Num dos tradicionais clássicos regionais, Sport e Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 21h30, na Arena de Pernambuco, pela 3º rodada da Copa do Nordeste. Ambos os times contam com treinadores argentinos em seus comandos, Mariano Soso está com o melhor início de temporada desde 2009, o ano em que o Leão da Ilha jogou a Libertadores. Enquanto Juan Pablo Vojvoda é o segundo técnico mais longevo da Série A e acumula quatro títulos pelo Leão do Pici. 

Discípulos de Marcelo Bielsa
Uma das principais referência para grande parte dos técnicos argentinos da atualidade, Marcelo Bielsa - conhecido por 'El Loco' - é tido como uma referência tanto para Mariano Soso, quanto para Juan Pablo Vojvoda. Ambos são adeptos do estilo aguerrido e dos métodos de trabalho.

Mariano Soso
No dia 27 de dezembro, o técnico Mariano Soso iniciou, na prática, o trabalho à frente do Sport. O comandante assumiu o Leão da Ilha com objetivo claro de implementar o seu modelo de jogo. Se o início não agradou com a implementação do esquema com três zagueiros, o treinador passou a adotar o tradicional esquema 4-3-3, com inúmeras variações táticas durante as partidas.

Sob o comando do argentino, o Sport vem apresentando números expressivos, como por exemplo, o Leão da Ilha tem melhor início de temporada desde 2009, ano em que jogou a Libertadores da América. Uma das suas principais características no comando técnico é o rodízio de atletas. Até o momento, em 11 partidas na temporada, o técnico ainda não repetiu a escalação inicial.
 
 
Trajetória
Natural de Rosário, Mariano Soso iniciou a trajetória no futebol em 2004 como auxiliar técnico do Estudiantes, da Argentina, cargo que exerceu ainda no Atlas, do México, Libertad, Cerro Porteño e Nacional, do Paraguai, além do Unión Temuco, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru.

Sua carreira como treinador profissional foi no Real Garcilaso, do Peru. Depois passou pelo Sporting Cristal, também do Peru; Emelec, do Equador; Defensa y Justicia e San Lorenzo, da Argentina; O’Higgins, do Chile, e, por fim, Melgar, do Peru. No seu último trabalho, terminou em segundo lugar e levou o time à pré-Libertadores com uma grande arrancada – foram 38 partidas, com 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas.

Juan Pablo Vojvoda
No Leão do Pici desde maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda é o segundo técnico mais longevo entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O argentino só fica atrás de Abel Ferreira, do Palmeiras, que chegou seis meses antes. Ao todo, foram 319 jogos - com 152 vitórias, 72 empates e 95 derrotas. Entre as principais conquistas estão: o tricampeão do Cearense e campeão invicto da Copa do Nordeste de 2022. Além disso, chegou à decisão da Sul-Americana em 2023, sendo vice-campeão, além de levar o clube à disputa inédita da Libertadores da América.

Trajetória 
Vojvoda iniciou sua carreira no futebol como zagueiro, revelado pelo Newell's Old Boys, da Argentina, nos anos 90. Acabou se transferindo para o futebol europeu, onde defendeu equipes de menos tradição.

Após encerrar a carreira de profissional, em 2012, iniciou sua trajetória como técnico, na base do próprio Newell's. Mas só teve sua primeira oportunidade na equipe profissional, em 2017, quando assumiu o Defensa y Justicia. Após trabalhar em clubes da Argentina, Vojvoda foi para o Unión La Calera, do Chile. O treinador deixou o clube após ser vice-campeão da elite do futebol chileno e não aceitar a renovação contratual para 2021. A partir daí, o comandante foi atraído pelo projeto ambicioso do Tricolor do Pici, onde acumulou sucessos e superou as expectativas da torcida.

Curiosidade
No mundo cíclico do futebol, há uma curiosidade que une Vojvoda e Soso, ambos chegaram para substituir o técnico Enderson Moreira, em 2021 e 2023, respectivamente. Os dois treinadores argentinos são amigos fora de campo, inclusive, Soso revelou ter tido conversas com o treinador do Fortaleza, antes de fechar com o Sport.
 
 

Tags: sport fortaleza treinadores vjovoda mariano soso copa do nordeste curiosidade marcelo bielsa