Primeiro europeu a comandar o Sport na história, o português Pepa foi apresentado na tarde desta quarta-feira (04) na sala de imprensa do CT do clube, em Paratibe. Ele foi oficializado como o novo técnico na terça (3) e tem uma série de problemas para corrigir visando recolocar o Leão no rumo do acesso.
Hoje o Leão ocupa a 7ª colocação com 35 pontos somados, a quatro do Vila Nova, último time dentro do G4. Com dois jogos a menos - contra CRB e Operário-PR, respectivamente -, os rubro-negros ainda têm margem para voltar a brigar pelas primeiras posições, como no início da Série B.
"A vinda do Pepa é uma construção de um projeto esportivo sólido. Na primeira conversa, me surpreendeu o conhecimento que ele tinha sobre o que estamos fazendo aqui no clube. Confiamos plenamente no nosso grupo, o jogo contra o Ituano marcou o ponto de virada do time", disse o diretor Guilherme Falcão, presente na coletiva assim como o presidente Yuri Romão.
A chegada de Pepa à Ilha do Retiro se dá em um momento crucial para o clube pernambucano. Após uma sequência de resultados instáveis que resultaram na demissão de Guto Ferreira, o treinador de 43 anos assume o comando de um time que busca reencontrar a sua identidade de jogo.
VEJA ALGUNS PONTOS DA APRESENTAÇÃO DE PEPA
MOTIVAÇÃO
"É um desafio que me preenche e estou muito mais preparado do que na primeira passagem pelo Brasil (Cruzeiro). O que motivou também foi a paixão da torcida. A região merece esse clube na Série A. É impossível ficar indiferente a um projeto como esse. O que mexe com o povo. Pedir a ajuda de todos nesses 48 pontos (16 jogos) que faltam. São três meses para cumprir a missão. Não vim para férias. Sou mais um Leão faminto, com sede de vitórias".
IDENTIDADE DE JOGO
"Não cabe a mim fazer comparação, gosto de equipe que jogue com olhos nos olhos, vertical, mas que o jogador se divirta. Se queremos ser protagonistas, não podemos ter medo de errar. É tudo muito corrido, é reta final e precisamos de tudo e todos. A qualidade é acima da média (elenco). É um campeonato muito difícil (Série B). Temos que ser equipe compacta e com equilíbrio para não tomar gol.
ACESSO
Nosso foco é estar lá em cima (no final). Vai ser muito trabalho, pois o carro está em andamento. Não dá tempo para lamentar empate ou derrota. Potencializar o que o time tem de bom e espremer o que tem para melhorar. Ser um time que encha o torcedor de orgulho. Adversários têm que passar mal na Ilha. E confiança e personalidade para jogar fora.
CONTATO COM O ELENCO
Foi um primeiro contato para passar confiança. Ninguém desaprendeu a jogar. Uma equipe que quer ser protagonista tem que ter a bola.
ILHA DO RETIRO
Espero que seja possível (retorno à Ilha). O assustador que é para o adversário jogar na nossa casa. Mexe com qualquer jogador e treinador.
ESTRUTURA
Estou surpreendido com a estrutura do clube, não falta nada. Estamos convictos que vamos subir. Vamos transformar problemas em desafios.