Esportes DP

BASTIDORES

Membro da oposição do Sport entra na Justiça contra chapa de Yuri Romão e eleições podem ser adiadas; entenda

Sócio e candidato ao Conselho Deliberativo por Rafael Arruda pediu suspensão de 30 dias das eleições

postado em 09/12/2024 21:34 / atualizado em 10/12/2024 00:09

<i>(Foto: RAFAEL BANDEIRA/SCR)</i>
A novela envolvendo as eleições para presidente do Sport acabam de ganhar mais um polêmico capítulo. Na noite desta segunda-feira (9), após o candidato da oposição, Rafael Arruda, informar que desistiu de judicializar a impugnação contra Yuri Romão, um membro da sua chapa acabou entrando com a ação de maneira independente.

O responsável pelo processo foi o sócio João Luiz Lopes Lima, que concorria pela chapa "Leões pela mudança", de Rafael Arruda, como membro do Conselho Deliberativo. Ele usou como justificativa as mesmas alegações usadas pelos opositores para o pedido de impugnação, que foi recusado pela Comissão Eleitoral.

O impasse se deu pela interpretação do artigo 85 do Estatuto do clube, que não permite três mandatos consecutivos. Yuri Romão, que era vice de Leonardo Lopes, assumiu o cargo em março de 2022, após a renúncia do então presidente.
Esse "mandato-tampão" não foi considerado como mandato definitivo pela Comissão. Por isso, Yuri Romão, que venceu Luciano Bivar nas eleições no fim de 2022, está apto a concorrer ao cargo outra vez. 

Vale lembrar que além de pedir a impugnação de Yuri Romão, João Luiz também solicitou na ação judicializada que as eleições marcadas para o dia 16 de dezembro sejam adiadas.

"Peço a suspensão das eleições, com a nomeação de interventor para gerir o clube e a obrigação de, no prazo de 30 dias, promover novo processo eleitoral, proibida, em qualquer caso, a inscrição do atual mandatário do Leão", diz trecho do documento que o Diario de Pernambuco teve acesso.

<i>(Foto: Reprodução Instagram)</i>

O QUE DIZ A OPOSIÇÃO  

Em nota, a chapa "Leões pela mudança" buscou se isolar de qualquer incidente envolvendo a ação movida por João Luiz.

"A Chapa Leões da Mudança reafirma, mais uma vez, seu compromisso inegociável com o Sport Club do Recife e com a estabilidade institucional do clube. Como já foi amplamente divulgado, não partiu, não parte e não partirá de nós qualquer iniciativa de judicialização do processo eleitoral. Leia abaixo na íntegra: 

"Em coletiva de imprensa e por meio de documentos oficiais entregues à imprensa e à torcida, reforçamos nossa postura de responsabilidade e união, reiterando que não recorreremos à Justiça para questionar o pleito. Todavia, tomamos conhecimento de que um associado do clube optou por acionar a Justiça e colocou a nossa chapa como ré do processo. Reiteramos que tal ação não possui vínculo ou autorização da Chapa Leões da Mudança e esperamos que o Judiciário não acate os pedidos formulados. Aproveitamos o espaço para conclamar o autor a seguir o nosso posicionamento de pensar na estabilidade do clube e desista da ação, reforçando que a chapa Leões da Mudança está pronta para o pleito. Estamos preparados para seguir adiante, respeitando o estatuto, as normas e, acima de tudo, a confiança dos torcedores. Nosso compromisso é com a união, o respeito e o futuro do Sport".