O impasse se deu pela interpretação do artigo 85 do Estatuto do clube, que não permite três mandatos consecutivos. Yuri Romão, que era vice de Leonardo Lopes, assumiu o cargo em março de 2022, após a renúncia do então presidente.
Esse "mandato-tampão" não foi considerado como mandato definitivo pela Comissão. Por isso, Yuri Romão, que venceu Luciano Bivar nas eleições no fim de 2022, está apto a concorrer ao cargo outra vez.
Vale lembrar que além de pedir a impugnação de Yuri Romão, João Luiz também solicitou na ação judicializada que as eleições marcadas para o dia 16 de dezembro sejam adiadas.
"Peço a suspensão das eleições, com a nomeação de interventor para gerir o clube e a obrigação de, no prazo de 30 dias, promover novo processo eleitoral, proibida, em qualquer caso, a inscrição do atual mandatário do Leão", diz trecho do documento que o Diario de Pernambuco teve acesso.
O QUE DIZ A OPOSIÇÃO
Em nota, a chapa "Leões pela mudança" buscou se isolar de qualquer incidente envolvendo a ação movida por João Luiz.
"A Chapa Leões da Mudança reafirma, mais uma vez, seu compromisso inegociável com o Sport Club do Recife e com a estabilidade institucional do clube. Como já foi amplamente divulgado, não partiu, não parte e não partirá de nós qualquer iniciativa de judicialização do processo eleitoral. Leia abaixo na íntegra:
"Em coletiva de imprensa e por meio de documentos oficiais entregues à imprensa e à torcida, reforçamos nossa postura de responsabilidade e união, reiterando que não recorreremos à Justiça para questionar o pleito. Todavia, tomamos conhecimento de que um associado do clube optou por acionar a Justiça e colocou a nossa chapa como ré do processo. Reiteramos que tal ação não possui vínculo ou autorização da Chapa Leões da Mudança e esperamos que o Judiciário não acate os pedidos formulados. Aproveitamos o espaço para conclamar o autor a seguir o nosso posicionamento de pensar na estabilidade do clube e desista da ação, reforçando que a chapa Leões da Mudança está pronta para o pleito. Estamos preparados para seguir adiante, respeitando o estatuto, as normas e, acima de tudo, a confiança dos torcedores. Nosso compromisso é com a união, o respeito e o futuro do Sport".