Esportes DP

FÓRMULA 1

Morre Eddie Jordan, ex-dono de equipe da Fórmula 1, aos 76 anos

Morte do empresário foi repentina, conforme comunicado pela Fórmula 1. Eddie Jordan apresentava um podcast no Youtube e era comentarista de automobilismo na BBC

postado em 20/03/2025 09:30 / atualizado em 20/03/2025 09:16

<i>(Foto:  Reprodução/ @jordan_f1team)</i>
Morreu, aos 76 anos, Eddie Jordan, empresário multimilionário e ex-dono da equipe de Fórmula 1.  Segundo o comunicado da família, Eddie Jordan morreu na Cidade do Cabo, nas primeiras horas desta quinta-feira (20/3). Ele lutou contra um câncer de próstata agressivo ao longo do último ano. 
Eddie Jordan foi o fundador da Jordan, equipe que foi vendida e hoje se chama Aston Martin. Ele trabalhou até o fim da vida e nunca deixou de atuar com automobilismo. Atualmente, Eddie Jordan era comentarista de Fórmula 1 na BBC e apresentava um podcast no Youtube: Formula For Success. O último episódio com ele na apresentação foi ao ar há duas semanas.
Na última segunda-feira (17/3), Eddie Jordan comunicou ambições e projetos para o London Irish Rugby Football Club, time qual ele havia se tornado recentemente patrono. 
 
Eddie Jordan começou a carreira como piloto de Kart, e ascendeu no ramo do automobislimo foi responsável por revelar importantes nomes da Fórmula 1 como Michael Schumacher e Rubinho Barrichello. A biografia do empresário menciona ainda que ele trabalhou com Ayrton Senna e  Giancarlo Fisichella.

A morte de Eddie Jordan foi repentina, conforme comunicou a Fórmula 1 no X. O informe, assinado pelo presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, lamenta a morte de Jordan e destaca a energia e alegria do multimilionário que nunca deixou de atuar no automobilismo.
 

A Aston Martin também emitiu nota de pesar. Em nota assinada pelo proprietário da equipe, a Aston Martin afirma que Eddie foi "um verdadeiro corredor, um grande líder e um dos maiores personagens do nosso esporte". 
 
 
Vida e carreira de Eddie Jordan
Eddie Jordan, nasceu em Dublin em 1948. Além das habilidades profissionais, ele ficou conhecido pelo bom humor e 'otimismo irreprimível'.

Ele começou no automobilismo em 1970, pilotando de Kart. O ingresso de Jordan nesse esporte começou de forma improvável quando o bancário se mudou para Jersey por causa de uma greve. Ele foi fisgado pelo automobilismo e em seguida se sagrou vencedor em diversas corridas de kart na Fórmula Ford. 
 
Ao conquistar o título de campeão na Fórmula Atlântico, fechou contrato de longo prazo como piloto da Marlboro, o que o levou para corridas na Fórmula 3, Fórmula 2 e testes de um carro de Fórmula 1 da McLaren (em 1979). Paralelemente, ele correu no Campeonato Mundial de Carros Esportivos com a Porsche e o carro Pink Floyd BMW em Le Mans. 

Em 1980 se aposentou e montou uma equipe. Ali, começou a construir chances para jovens pilotos. Inclusive, foi Eddie Jordan deu a Airton Senna a primeira corrida de Fórmula 3, em 1982. Em 1990, a Jordan Grand Prix entrou na Fórmula 1 e em 2005 a equipe foi vendida. Depois disso, Eddie passou a dedicar a carreira a outras abordagens do automobilismo, fazendo coberturas, comentários e anúncios para a comunidade da Fórmula 1. 

 
 

Tags: morre eddie jordan ex-dono equipe fórmula 76 anos