s últimas quatro equipes do torneio olímpico de basquete masculino serão conhecidas no início de julho de 2021, menos de três semanas antes da abertura dos Jogos de Tóquio, após o reagendamento das eliminatórias, anunciado nesta quinta-feira pela Federação Internacional (Fiba).
Os Jogos de Tóquio-2020 foram adiados em um ano, para 23 de julho a 8 de agosto de 2021, devido à pandemia de COVID-19.
“Após as conversas com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Fiba confirmou a reprogramação do torneio pré-olímpico masculino para 29 de junho a 4 de julho de 2021”, afirmou Fiba em um comunicado.
O pré-olímpico será disputado no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia. Antes do adiamento dos Jogos, eles deveriam terminar em 28 de junho de 2020, a quatro semanas do início.
Oito dos doze participantes do torneio olímpico masculino já são conhecidos: o Japão como anfitrião, a Espanha (campeã mundial), Argentina, França, Austrália, Estados Unidos, Nigéria e Irã.
Na categoria feminina, 12 equipes já estão classificadas: Japão, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Austrália, Porto Rico, Nigéria, China, Espanha, Coreia do Sul e Sérvia – devido ao fato de as equipes pré-olímpicas terem tido a oportunidade de jogar no início de fevereiro de 2020, antes da pandemia de coronavírus paralisar o esporte mundial.