Argentinos esperam agora o vencedor de Brasil x Canadá (Foto: FIBA/Divulgação)
Temos a primeira seleção finalista da Copa América de Basquete. Confirmando a campanha perfeita, com 100% de aproveitamento, a Argentina superou com autoridade os Estados Unidos por 82 a 73 e garantiu vaga na decisão da Americup. Agora, resta saber qual país decidirá o título, neste domingo (11), contra os argentinos. Às 20h40, Brasil e Canadá se enfrentam pela outra chave da semifinal.
Um dos aspectos que Estados Unidos e Argentina convergiram durante a disputa da Americup é a individualidade. Pelo lado norte-americano, a dupla de veteranos Norris Cole e Jeremy Pargo comandam, jogo a jogo, as ações ofensivas dos EUA. No sul-americano, o trio Gabriel Deck, Nicolás Laprovittola e, claro, Facundo Campazzo lideram todas as estatísticas da equipe treinada por Pablo Prigioni. Nesta noite, porém, o armador argentino transpirou dentro de quadra e teve péssima atuação.
Embora tenha repetido o alto número de assistências, sete no total, Campazzo teve um baixíssimo aproveitamento de arremessos, 30.77%, e prejudicou o desenvolvimento ofensivo do escrete argentino. Em especial com as inúmeras tentativas de tiros de longa distância. Ao final do jogo, o craque sul-americano ficou zerado na estatística.
Tal aspecto, no entanto, não foi exclusividade do armador argentino do Real Madrid. O aproveitamento de Estados Unidos e Argentina antes da linha de três pontos, somados, foi de míseros 22%. Assim, a opção restante era buscar infiltrações e arremessar próximo à área pintada. E, com um impiedoso rendimento, Gabriel Deck foi, mais uma vez, o cestinha do embate, com 30pontos.
Com a vitória, a Argentina confirma a ótima campanha na Americup e, agora, aguarda o vencedor do embate entre Brasil e Canadá. Neste sábado (10), às 20h40, a Seleção Brasileira recebe a canadense no Ginásio Geraldão.