Esportes DP

COUNTER-STRIKE

Furia vence a Liquid e fecha dia 1-1, mas Imperial perde dois jogos e fica a uma derrota da eliminação no PGL Major Antwerp

Time brasileiro melhor ranqueado, a Furia precisa vencer mais dois jogos para alcançar a fase Champions; Imperial só joga MD3 a partir de agora

postado em 14/05/2022 11:00 / atualizado em 14/05/2022 17:28

<i>(Foto: HLTV/Divulgação)</i>
Neste sábado (14), teve início a fase Legends do PGL Major Antwerp, na Bélgica. Tendo Imperial e Furia como únicos representantes do CS brasileiro na segunda parte do principal campeonato mundial do esporte. Seguindo no formato suíço de disputa, os jogos do dia foram definidos no formato MD1, num único mapa, com duas rodadas jogadas durante o dia.

Time nacional melhor ranqueado no game e eliminado nas quartas de final na última edição, a Furia fez a sua estreia no Major da Bélgica com derrota para o time russo da Spirit. Mas à tarde, o time se recuperou e venceu com autoridade a Liquid na Ancient, fechando o dia bem com 1-1.

Já a Imperial não teve a mesma sorte. Contra os fortes times da BIG, na Nuke, e da G2 na Mirage, o time do Professor Fallen conseguiu jogar em bom nível, porém não o suficiente para evitar o perigoso 0-2 ao final do primeiro dia da fase Legends. Agora a equipe não pode mais perder, precisando vencer três jogos no formato melhor de três mapas (md3).
 
Furia abre boa vantagem de CT, mas perde na Nuke para a Spirit

Mesmo tendo um bom trabalho de CT na Nuke, mapa pickado pelos russos, a Pantera não encaixou o seu jogo agressivo, e mesmo virando o primeiro half em vantagem de 10 a 5, sofreu a virada e perdeu por 16 a 12.

FURIA 12 X 16 SPIRIT (Nuke)

SPIRIT
Patsi, s1ren, choper, magixx e degster

FURIA
yuurih, arT, drop, saffee e KSCERATO

Picks e bans
1. Spirit baniu Inferno
2. Spirit baniu Vertigo
3. FURIA baniu Dust2
4. FURIA baniu Overpass
5. FURIA baniu Ancient
6. Spirit baniu Mirage
7. Nuke sobrou como mapa decisivo

Lado CT traz vantagem, mas não garante boa margem

Confiando no pick da Nuke, a Spirit teve a decisão de banir a Mirage. Começou bem vencendo o pistol num rápido avanço pelo bomb A, e depois garantiu o bem o eco seguinte. Mas a Furia se recuperou logo depois vencendo o armado, e emendou três rounds seguidos. Com boa defesa de Saffee e Drop na descida da rampa para B, o trabalho da dupla Yuurih e Kscerato no A, e Art atacando em todos os lugares do mapa no seu estilo 'cachorro' de entry.

A Spirit ainda chegou a empatar no 3 a 3, e trocar rounds para chegar ao seu quinto ponto, mas o bom CT da Furia na Nuke falou mais alto, punindo o time russo pela escolha do mapa. Kscerato no 'bracinho' do strafe defendeu bem o bomb B pelo escurinho, e com a boa cobertura de Art na porta dupla garantiu o ponto sem o plant da Spirit. Na sequência, Art outra vez de mp9, avançou bem para garantir mais um armado. A Pantera virou o half com um bom 10 a 5 no placar.

Lado TR

Dessa vez o pistol foi vencido pela Furia, mas a Spirit soube trabalhar bem os retakes do bomb B nos três rounds seguintes, diminuindo a vantagem para 11 a 8. À Furia, restava somar pontos sem afobação, garantindo também uma sequência da economia. Com isso, o 20 round a aposta foi num eco com poucos coletes. Deu certo e o time brasileiro tirou três armas, mas no armado seguinte S1ren fez uma boa leitura para vencer um clutch contra Kscerato e Art no bomb B. E no eco seguinte, empatou o jogo para 11 a 11, com seis rounds seguidos.

Spirt domina

A Furia apostou na clássica descida rápida pelo duto, e na trocação deixando o 3x3, trabalhou rápido o plant e foi caçar as armas russas, com Saffee cravando a última kill. Magixx, dominando o cat, garantiu a virada da Spirit para 13 a 12, e defendeu bem o lado de fora para o 14 a 12. No round de ‘meia compra’ da Furia, o time russo defendeu bem, dando ares de drama para os brasileiros para buscar três match points. Não deu.

Imperial reage de CT, mas não evita derrota na MD1 da Nuke

<i>(Foto: HLTV/Divulgação)</i>

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Imperial baniu Dust2
3. BIG baniu Inferno
4. BIG baniu Overpass
5. BIG baniu Mirage
6. Imperial baniu Vertigo
7. Nuke sobrou como mapa escolhido

1. Imperial baniu Ancient
2. Imperial baniu Dust2
3. BIG baniu Inferno
4. BIG baniu Overpass
5. BIG baniu Mirage
6. Imperial baniu Vertigo
7. Nuke sobrou como mapa escolhido

BIG começa bem de CT e abre vantagem de 13 a 2

Fazendo valer a vantagem do lado CT na Nuke, a BIG fez o seu papel e de cara vendeu o pistol. O time alemão abriu 4 a 0, vencendo também o forçado, o primeiro armado e o eco da sequência. FalleN por pouco não conseguiu um clutch 1x2 pela casinha do bomb A, mas não evitou o 5 a 0.

Porém, tirar quatro armas da BIG deu aos brasileiros a chance de mais um round armado na sequência. Com uma boa entrada B, a Imperial trabalhou bem e venceu seu primeiro round, garantindo também uma economia melhor para quebrar 'o banco' dos alemães.

Mas eles se recuperaram nos dois mapas seguintes, contando com um bom trabalho do syrsoN cobrindo fora pelo cat. 7 a 1 alemão sobre os brasileiros (sem piadinhas, por favor). E na sequência, o que se viu foi um caminhão da BIG passando por cima da Imperial. Um atropelo de CT, sem nem deixar plantar, para abrir 13 a 1. A Imperial, enfim quebrou a sequência no último round do half, fechando em 13 a 2, e levando uma esperança de reação para o lado CT.

Lado CT dá esperança, mas no fim a BIG resolve

Vini pegou as duas pirmeiras kills protegendo fora e abriu o espaço para vencer o pistol sem deixar a BIG plantar. E no eco, ficou fácil para a Imperial garantir o segundo ponto seguido pela primeira vez no jogo. Mas os alemães venceram o primeiro armado passando por fora para plantar em B, freando a primeira tentativa de reação.

AWP do Professor canta forte de CT
Mas brasileiro não desiste na primeira. A IMP seguiu lutando. Defendendo bem o bomb A, conseguiu chegar ao quarto e o quinto ponto. E com o Professor FalleN de AWP na mão, ainda deu TK no boltz varado na entrada da garagem ao pegar uma kill, mas ajudou a vingar o 7 a 1 de CT. E depois que boltz pegou duas kills de m4 silenciada para tornar o 3x3 em 3x1, o professor evitou o clutch de syrsoN, abrindo espaço para 9 a 1 de CT, 14 a 11 no total. 
 
A BIG enfim quebrou a sequência e conseguiu o 15º ponto, contando coma  sorte do Professor pinar na defesa da rampa para B. Com quatro match points, o caminho da vitória alemã estava novamente aberto. A finalização veio na sequência, com 300 mil brasileiros assistindo a live de Gaulês. 16 a 11.

SEGUNDA RODADA
 
Furia vence a Liquid na Ancient e se recupera após derrota na estreia do PGL Major Antwerp

<i>(Foto: HLTV/Divulgação)</i>
Depois da derrota para a Spirit (que também venceu a Vitality na sequência), a Furia teve pela frente o time americano da Liquid, cenário que costuma dominar nos últimos campeonatos. A org do NA (América do Norte) teve o direito de escolher entre a Mirage e a Ancient, e optou por pickar o último, justamente o mapa onde a Furia garantiu a vaga na fase Champions do último Major.

FURIA
yuurih, arT, drop, saffee e KSCERATO

LIQUID
NAF-FLY, shox, EliGE, oSee e nitrO

Picks e bans
1. Liquid baniu Vertigo
2. Liquid baniu Nuke
3. FURIA baniu Dust2
4. FURIA baniu Overpass
5. FURIA baniu Inferno
6. Liquid baniu Mirage
7. Ancient sobrou como mapa decisivo

O que se viu no primeiro half foi um verdadeiro domínio de CT. A Furia fez valer o seu bom game no mapa e venceu os três primeiros rounds, jogando de CT. No armado, Yuurih tentou o clutch. Mas sem tempo para defusar, teve que se contentar em tirar a AWP da mão do NAF-FLY. Decisão arriscada, mas que foi fundamental para o round seguinte, onde Liquid ainda plantou no bomb B, porém o retake foi bem trabalhado para o 4 a 1.

Era só o início de mais uma sequência de quatro rounds cravados pelos brasileiros, que voltaram a apresentar um bom CS depois da estreia ruim. Até no round mais perigoso, Yuurih garantiu um clutch imortante, cravado na areia do bomb B.

Com oito pontos, a vantagem do half já estava garantida para a Furia. Restou à Liquid tentar pontuar o máximo possível. Ainda quebrou a sequência brasileira, diminuindo para o 8 a 2. Kscerato se agigantou, conseguiu quatro kills e carregou nas costas o nono ponto. Mas a Liquid venceu o armado seguinte para o terceiro ponto, e trabalhou muito bem com as molotovs para invadir o bomb A. 9 a 4. No eco seco, a Furia  se sobressaiu e voltou a pontuar, mas no 2x2 do último round armado do half, não funcionou o trabalho da dupla YuRato. 10 a 5, uma vatagem boa para trabalhar de TR.

Liquid dá trabalho, mas TR fecha o jogo para a Furia

A Liquid venceu o pistol no retake para defusar no bomb B com 3x3. No armado seguinte, Yuurih trocou bem na cobertura e ainda ganhou o clutch depois do pant mais uma vez no B. 11 a 6. O 12º ponto veio na meia compra da Liquid, que ainda pegou duas kills, e no eco seco o time americano ainda saiu em vantagem, mas Saffee garantiu o ponto no clutch para o 13 a 6.

Depois do 14 a 6, a Liquid fez um bom trabalho no eco e tomou três Aks, também vencendo o round seguinte de AK-herói da Furia. Com o plant na A, os brasileiros tiveram a chance de fazer um round armado, mas sem sucesso. Somente no 24º round a Furia conseguiu marcar o 15º ponto, tendo seis match points para fechar o jogo no clutch do KSCERATO. Vitória da Furia e recuperação da MD1 para terminar o dia 1-1.

M0nesy brilha no duelo de gerações, G2 vence e deixa a Imperial a uma derrota da eliminação no PGL Major Antwerp

<i>(Foto: HLTV/Divulgação)</i>
Depois da derrota na estreia do Legends para a BIG, a Imperial teve a dura tarefa de jogar contra a francesa G2, atual vice-campeã do Major, que novamente perdeu na primeira MD1 para a campeã NaVI. Um verdadeiro duelo de gerações. De um lado o Professor FalleN, aos 30 anos e uma das maiores lendas do CS, e o jovem m0NESY de 16 anos, apontado como um dos mais promissores jogadores do CS. Melhor para o jovem jogador, que desequlibrou o jogo e levou a vitória par ao time francês. Agora com 0-2, a Imperial não pode mais perder. do contrário, será eliminada do PGL Major Antwerp.

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Imperial baniu Vertigo
3. G2 baniu Overpass
4. G2 baniu Nuke
5. G2 baniu Inferno
6. Imperial baniu Dust2
7. Mirage sobrou como mapa do jogo

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Imperial baniu Vertigo
3. G2 baniu Overpass
4. G2 baniu Nuke
5. G2 baniu Inferno
6. Imperial baniu Dust2
7. Mirage sobrou como mapa do jogo

O mapa escolhido pela Imperial foi a Mirage, em detrimento à Dust2. Podendo até chocar os conhecedores do bom game do Monesy no mapa, mas certamente confiando no ótimo desempenho da classificação sobre a forZe, quando os brasileiros aplicaram um sonoro 16 a 5 nos russos. O começo do jogo ficou claro que não seria fácil para a Imperial. A G2 ganhou o pistol e abriu espaço para o 4 a 0, com o M0NESY puxando a AWP já no quarto ponto.

Professor se impõe

De AK-47, no round seguinte, o Professor se impôs sobre o garoto. Venceu o clutch depois da boa entrada que Vini permitiu no bomb A. A G2 ainda pegou mais dois pontos, mas a Mirage da Imperial encaixou, sobretudo com VINI indo bem com uma m4 silenciada que 'roubou' de algum desavisado, empatando com 6 a 6. Nem mesmo a estratégia de dual AWP no m0NESY e no Aleksib foi o suficiente para IMPedir a Imperial, com o Professor ensinando como a peça funciona em três kills no round da virada. A G2 enfim retornou para o jogo e ainda fechou o half em vantagem no 8 a 7.

Lado TR

A pontuação boa para o lado CT deixou evidente a empolgação no rosto dos brasileiros. A G2 ainda venceu o pistol e o eco seco na sequência, abrindo 10 a 7, porém Fnx e Fer roubaram uma Galil e uma AK, para ajudar no armado do round seguinte.Num bom trabalho de proteção do bomb A, o primeiro ponto do half veio. Monesy ainda plantou no seguinte, mas sem perder nenhuma arma, a Imperial fez bem o retake para vencer o armado e o eco na sequência. 10 a 10.

Trocação

Monesy venceu um belo clutch 1x3 depois do plant em B com um bom trabalho de fake, provando que as expectativas sobre o seu potencial não existem por acaso, evitando a virada e recolocando a G2 na frente outra vez. Mas FalleN no duelo de AWPs, devolveu no round seguinte sem deixar o time francês plantar no empate 11 a 11. E a virada, enfim, veio na sequência, no eco. 12 a 11 para os brasileiros. A G2 fez o 12 a 12 e quebrou a economia da Imperial, que foi madura o suficeinte para comprar apenas uma mag7 e mesmo perdendo o round terminou com uma AWP e uma AK para o seguinte.

m0NESY brilha
Fer ainda defendeu bem a ligação pegando duas kills, junto com boltz na cobertura em cima da sua caixa. Mas a entrada foi bem executada pela G2, que chegou ao perigoso 14 a 12. E a meia-compra de AWP com mg7 quase surtiu efeito, mas o time francês defendeu bem e evitou o retake na A. Três match points. Com Fnx encurralado no último round, sobrou para m0NESY fechar com um tiro de AWP.

Tags: vini boltz fnx fer fallen imperial art saffee drop kscerato yuurih furia