Esportes DP

Counter-Strike

CS:GO: Imperial e MiBR perdem na estreia, mas reagem e fecham o 1º dia do Major no 1-1

Times brasileiros que disputam etapa Challengers perderam primeiros jogos, mas se recuperaram na segunda rodada, vencendo a Liquid e a 9Z

postado em 09/05/2022 10:00 / atualizado em 10/05/2022 10:29

<i>(Foto: Divulgação/PGL/Twitter)</i>
Começou nesta segunda-feira (9) o Major de Counter-Strike da Antuérpia, na Bélgica. O principal campeonato mundial do game, tratado pela comunidade como uma ‘Copa do Mundo’. No horário matinal para o Brasil, a primeira rodada da etapa Challengers foi definida, com derrota dos dois times brasileiros. Porém, à tarde veio a recuperação. Primeiro a Imperial venceu a Liquid, com um bom encaixe do lado TR, terminando o dia com 1-1. O MiBR, na sequência, contou com o brilho de Jota e Tuurtle para vencer o clássico latino com a 9Z, também fechando o dia no 1-1.

Agora as equipes terão pela frente mais um jogo de MD1 cada, partida decidida em um único mapa. A Imperial enfrenta a Bad News Eagles, time sensação européia com atletas do Kosovo, que chegaram até a ser condecorados pelas autoridades do país antes da viagem para o Major.

Enquanto o MiBR vai enfrentar a toda poderosa Astralis, da Dinamarca. Maior vencedora da competição, embora esteja longe dos seus tempos de glória no CS, sempre carrega consigo o forte peso da camisa tetracampeã.

Confira os jogos da 3ª rodada


Formato do Major

Nesta etapa, oito equipes avançam para a próxima fase. As primeiras rodadas acontecem em mapa único (MD1), utilizando o formato suíço para o campeonato, onde os vencedores vão se enfrentando até que quatro equipes somem três vitórias. Da mesma forma os perdedores também se enfrentam, eliminando os que chegarem a três derrotas. Os jogos decisivos para cravar três vitórias ou três derrotas acontecem na disputa de MD3, melhor de três mapas, para determinar o vencedor.

O Brasil tem dois títulos, conquistados em 2016 com a Luminosity e a SK, ao lado de Ucrânia, Rússia e França. Dinamarca e Suécia, com quatro troféus cada, são as maiores vencedoras.

Brazilian Storm 2.0

Nesta primeira fase são dois times brasileiros participantes: a Imperial e o MiBR. Já a Furia, equipe nacional melhor ranqueada e semifinalista no último Major, já tem vaga garantida para a próxima fase.

O time mais badalado na comunidade, entretanto, é a Imperial, que conta com Gabriel Toledo (FalleN), Lincoln (fnx) e Fernando Alvarenga (fer), únicos brasileiros bicampeões que disputam esta edição, ao lado de Ricardo Prass (boltz), ex-MiBR, e Vinicius Figueiredo (VINI), ex-Furia.

O MiBR, abreviação de ‘Made in Brazil’, é uma das tags mais tradicionais, por ter sido criada como uma organização brasileira ainda em 2003 e campeã Mundial da Electronic Sports World Cup, principal competição do CS à época. Depois de encerrar as atividades em 2012, teve a marca adquirida pela empresa americana Immortals, reacendendo boa parte da torcida brasileira.

RELEMBRE OS TÍTULOS DO MAJOR DA LUMINOSITY E DA SK EM 2016 


TIMES PARTICIPANTES 2022

LEGENDS: BIG, Cloud9, Heroic, Copenhagen Flames, Furia, Faze Clan, NIP e NAVI

CHALLENGERS: Ence, G2, Forze, Astralis, Vitality, MiBR, Imperial e Bad News Eagles

CONTENDERS: Outsiders, Team Spirit, Eternal Fire, Complexity, IHC, Renegades, Liquid e 9Z

1ª RODADA

Imperial joga mal, não encaixa na Dust2 e perde para a Spirit na MD1 de estreia do Major

Um dos mapas mais clássicos do CS desde a versão do 1.6, a Dust2 foi o palco da estreia da Imperial, o "The Last Dance" brasileiro do game. A Spirit escolheu o mapa após banir a Mirage, deixando para a Imperial iniciar no lado CT (contra-terrorista).

Picks e bans
1. Spirit baniu Inferno
2. Spirit baniu Overpass
3. Imperial baniu Ancient
4. Imperial baniu Nuke
5. Imperial baniu Vertigo
6. Spirit baniu Mirage
7. Dust2 sobrou
<i>(Foto: Reprodução/HLTV)</i>

A Spirit trabalhou melhor no início, apostando na entrada fundo e um bom trabalho de lurker. Venceram o round pistol e o round forçado, seguido pelo eco da Imperial, abrindo 3 a 0 de cara.

No primeiro armado, o Professor FalleN puxou sua AWP, para proteger o Bomb B junto com boltz. Ambos trocaram frags, mas caíram e deixaram o bomb aberto. Fer e VINI ainda conseguiram o retake, mas não tinham kit-defuse para desarmar a bomba a tempo.

O primeiro round da Imperial veio na bala do Fnx. Protegendo fundo sozinho de M4 silenciada, pegou duas kills e a C4 sob sua mira. Patsi fez um bom lurker novamente e equilibrou, mas o trabalho de Fnx foi o suficiente para garantir o round.

Patsi veio pra jogo no terceiro armado seguido. Com um ace no bomb B, garantiu o 'plant' da C4 e ainda evitou o retake pelo escuro, para o 5 a 1. Com a economia da Imperial quebrada, o 6 a 1 veio como consequência no eco.

Pause da Imperial
Na volta da pausa, VINI e boltz fizeram uma boa cobertura do bomb B, segurando a entrada da Spirit pelo meio. Sem tempo para plantar, a quebra da economia foi devolvida. 6 a 2. E no eco seguinte só de AK-47 herói, VINI fez a diferença na entrada varanda, garantindo o 6 a 3.

De volta no armado, a Spirit manteve a entrada para o Bomb A pela varanda. Patsi "marotou" e pegou a kill sobre o Fer, único que protegia o bomb. Sem kit, FalleN ainda tentou guardar a AWP, mas não conseguiu. 7 a 3. Fnx conseguiu guardar a M4 silenciada para o eco, mas também não fez diferença com a boa entrada A, novamente pela varanda. 8 a 3.

Troca de rounds
Fnx fundo e FalleN varanda, pegaram dois frags cada, garantindo um armado de suma importância, tendo Vini de segunda AWP cobrindo pelo meio. 8 a 4. Mas a Spirit manteve uma boa economia e levou o armado seguinte ainda apostando no A. 9 a 4. Da mesma forma, a Imperial devolveu um bom retake depois, no Bomb B. E no último mapa que marcou o fim do 'half', a Spirit encaixou melhor dessa vez no B e evitou o retake, virando 10 a 5 para a segunda metade do jogo.

Lado TR
A Imperial até conseguiu trocar boas kills no começo do pistol, mas não garantiu no 3x3 com entrada varanda. E o eco da sequência, deixou o 12 a 5 bastante perigoso. E o "abalo" se manteve para os dois mapas seguintes para o 14 a 5, sem encaixar um plant sequer de C4 com a Imperial de TR.

Armado
Fallen conseguiu puxar a AWP pela primeira vez no half, deixando o 20° round mais trabalhado. Fnx caiu primeiro na entrada fundo e Patsi pegou a kill em cima do Fer no lurker da entrada varanda. Porém Vini trocou bem o frag e a Imperial conseguiu o seu primeiro plant, o round, e ainda guardou três armas, para reanimar a torcida. 14 a 6.

Mas a esperança de uma reação logo caiu por terra. Com uma boa proteção fundo do Magixx e um avanço maroto do chopper por escuro baixo, a Spirit pegou os cinco frags sem nem perder arma sequer, abrindo expressivos oito match-points de vantagem. A vitória se confirmou sem nem ao menos a Imperial ter tempo para plantar. 16 a 6.

MiBR faz jogo equilibrado com a Outsiders, reage no fim com TR encaixado, mas não evita a derrota na D2

Camisa mais tradicional do CS Brasileiro, a MiBR (Madei in Brazil) estreou logo na sequência contra a Outsiders. O time de Exit, Tuurtle, Chelo, Jota e Wood7 também decidiu a MD1 na Dust2, abrindo o mapa no lado CT.

Picks e bans
1. Outsiders baniu Nuke
2. Outsiders baniu Ancient
3. MIBR baniu Mirage
4. MIBR baniu Overpass
5. MIBR baniu Inferno
6. Outsiders baniu Vertigo
7. Dust2 sobrou
<i>(Foto: Reprodução/HLTV)</i>

E abriram bem. Logo de cara ganharam o pistol e os dois mapas seguintes. Mas a Outsiders devolveu apostando mais no Bomb B e começou a troca de rounds até o 5 a 2, ainda com vantagem e provocação da MiBR. No forçado, a scout na mão no Wood7 não conseguiu segurar o avanço pela varanda, e o eco não mudou o cenário do 5 a 4.

Armado
Cada jogador da MiBR puxou uma M4 silenciada. Mas sem cobertura varanda, a Outsiders não apenas plantou sem trocar um tiro sequer, como também teve uma boa cobertura da AWP do Jame na porta do meio, e Qikert fez um lurker preciso para impedir o retake, obrigando Wood e Tuurtle a guardarem as armas. 5 a 5.

A virada veio no round seguinte, porém Tuurtle conseguiu punir a fuga do bomb A para o fundo, e ainda tomou a AWP do Jame. Mas não surtiu efeito, e a Outsiders seguiu entrando fácil no Bomb A, abrindo 8 a 5, devolvendo também as provocações.

A MiBR reagiu no fim do half, contando com um bom mapa de Wood7, que pegou bons frags na defesa do Bomb B e impediu o clutch do Jame após o plant no A. Com novo gás, o time brasileiro conseguiu também o mapa seguinte, fechando o lado CT perdendo por 8 a 7, com equilíbrio no game.

Lado TR
De terroristas, a MiBR não conseguiu vencer o pistol, mas garantiu o plant no bomb A. A boa economia possibilitou um round seguinte armados de AK, 'Galiu' e scout, garantindo o oitavo ponto. Mas a Outsiders respondeu à altura com 10 a 8 e provocando o eco de AK-herói para os brasileiros. A entrada varanda não deu certo, e o 11 a 8 foi tornando a situação mais perigosa.

Tentando uma nova estratégia, o nono ponto do MiBR veio com entradas fundo e varanda bem coordenadas, obrigando o Jame a fugir do bomb e guardar a AWP. Mas no Bomb B, o encaixe não foi tão bom, a Outsiders respondeu abrindo três mapas em seguida, para 14 a 9, sem nem deixar o MiBR plantar e restabelecer a economia.

No eco de Ak-herói, Chelo conseguiu a first kill pela porta do meio na troca com Yekindar, mesmo saindo machucado. Qikert e Jame protegeram a entrada varanda, novamente sem permitir o plant. 15 a 9, com seis match-points points.

No armado, o trabalho varanda e escuro baixo foi bem executado, e em vantagem de 5x3, o plant no bomb B ficou livre para o 15 a 10. E no round seguinte, a first kill de Exit no fundo facilitou o trabalho de entrada na Ae ainda tirando armas da Outsider, que tentou um eco de AWP-herói. Sem efeito. 15 a 12 e reação mais forte crescendo para os brasileiros.

O 15 a 13 veio com um verdadeiro nó tático do MiBR. Depois de limpar o Bomb B e girar pela base TR, deslocando os três restantes da Outsiders para o bomb A, os brasileiros deram um belo "drible" pelo escuro baixo e subiram novamente para plantar no B vazio. 15 a 13 e o armado principal garantido para tentar o overtime.

Jota facilitou completamente o trabalho da equipe, abrindo caminho pelo escuro para o bomb B livre, sem dar um único tiro. E mais. Ainda se posicionou de frente para a porta, pegando o desavisado de costas que tentou o retake sem nem ao menos imaginar que Jame teria deixado a porta descoberta. Foi um bom 15 a 14, mas com três armas nas mãos dos rivais. O que foi fundamental para proteger a entrada fundo enfileirada de três kills, num posicionamento errado dos brasileiros. No 2x4, o overtime ficou por um milagre. Que não veio. Um 16 a 14 honrado.

Challengers - 1ª rodada

Vitality 16 x 1 Complexity - Inferno
Bad News Eagles 16 x 14 Eternal Fire - Dust2
G2 16 x 6 Liquid - Inferno
Forze 16 x 9 Renegades - Nuke
Astralis 16 x 2 IHC - Nuke
Imperial 6 x 16 Team Spirit - Dust2
MiBR 14 x 17 Outsiders - Dust2
Ence 16 x 7 9Z - Mirage

Com bom encaixe de TR na Inferno, Imperial vence a Liquid e se recupera no Major de CS:GO

<i>(Foto: Divulgação/HLTV)</i>
O segundo jogo do dia reservou para o Professor Fallen o encontro com o seu ex-time, de onde teve uma saída um tanto quanto turbulenta. A americana Liquid, que mal ofereceu resistência para a G2, até dificultou o trabalho da Imperial, mas no lado TR da Inferno, os brasileiros se sobressaíram, enchendo de nostalgia os torcedores mais antigos do CS brasilerio.

Picks e bans
1. Liquid baniu Nuke
2. Liquid baniu Overpass
3. Imperial baniu Ancient
4. Imperial baniu Mirage
5. Imperial baniu Vertigo
6. Liquid baniu Dust2
7. Inferno sobrou
<i>(Foto: Reprodução/HLTV)</i>


Pistol
A Liquid se saiu melhor plantando a C4 e levando o primeiro pistol da Inferno. Mas a Imperial respondeu no forçado com bom trabalho das Eagles. E ainda venceram bem o terceiro e o quarto round num eco dos americanos, virando para 3 a 1. Fer se destacando com oito frags e apenas uma morte.

A Liquid devolveu no round seguinte, mas o encaixe do CT da Imperial falou mais alto, sobretudo com o bom uso de utilitárias. Os brasileiros abriram 6 a 3, com Fer e Boltz ‘amassando’ juntos no mapa com 15 e 13 frags, respectivamente, sem deixar a Liquid fazer boa economia. Vini na areia, também começou a fortalecer o trabalho na Inferno, protegendo o bomb A para o 8 a 3.

Liquid reage ainda no primeiro half
Mas o domínio da Imperial parou no round seguinte. Mesmo com uma economia abalada e forçando, a Liquid se recuperou e minimizou a vantagem do half para 8 a 7.

Lado TR da Imperial faz a diferença
No segundo pistol, novamente a Liquid se sobrepôs, com um ace do Naf-Fly, encaixando bem com a USP, travando a entrada da Imperial pela banana. A Liquid, dessa vez, não deu chance no forçado, e virou a partida para 9 a 8, dando ares de drama maior para a partida.

Mas no armado os brasileiros deram o troco, seguindo a troca de rounds até o 22º, quando a Imperial abriu 12 a 10. Um bom drible no giro pelo meio para plantar no limite do tempo no Bomb A, e segurar o retake com posicionamento invertido da dupla Fnx e Vini, desta vez na areia e no bomb respectivamente. Uma coordenação que só as equipes mais entrosadas conseguem.

Segurando os retakes nos rounds seguintes e com plants rápidos, a vantagem cresceu para 15 a 10, tendo cinco match-points e um armado forte pela frente. E para fechar, Fnx e Fer pegaram os primeiros frags no campanário, deixando a vantagem de 4x2. Naf-Fly, persistente, ainda tentou o clutch contra três no bomb B, mas não foi o suficiente.

Vitória importante para deixar o ‘Last Dance’ com 1-1 para o segundo dia do Major, com direito a mais de 270 mil pessoas acompanhando pela Twitch TV, no canal do streamer Gaulês.


Com direito a catimba, MiBR vence a 9z na Overpass e fecha o dia com 1-1 no Major de CS:GO

Pressionado pela primeira derrota, restou ao MiBR o 'clássico' latino com a organização argentina 9Z, estreante no Major, mas que também conta com atletas do Uruguai e do Chile. Na Overpass, onde os hermanos levam vantagem pelo CS apresentado recentemente, que ficou evidente no começo, com a 9Z abrindo 3 a 0 com segurança no lado TR.

Picks e bans
1. 9z baniu Vertigo
2. 9z baniu Ancient
3. MIBR baniu Mirage
4. MIBR baniu Inferno
5. MIBR baniu Nuke
6. 9z baniu Dust2
7. Overpass sobrou
<i>(Foto: Reprodução/HLTV)</i>

No primeiro armado, Wood7 fez a diferença e conseguiu duas kills para evitar o plant. O cenário também se seguiu no armado seguinte do 5º round sem o MiBR perder arma. O empate veio no forçado da 9Z, igualando o 3 a 3. E no forçado de AK-herói, a virada. Jota fez uma grande jogada de marotar pela rua e pegar dois frags no banheiro, 'defusando' em seguida no bomb A para o 5 a 3.

A essa altura, a 'catimba' também fez parte do clássico, fazendo jus a um Brasil x Argentina em qualquer esporte. Com provocações de ambos os lados a cada round vencido, numa trocação que se desenrolou no primeiro half inteiro. Jota e Exit desequilibrando pelos brasileiros, com Dgt e Dav1d se destacando no lado adversário, que fechou em vantagem a primeira parte do mapa, com 8 a 7.

A magia do CS do MiBR
Chelo foi o nome do round pistol para o MiBR, empatando o 8 a 8, da mesma forma que de Eagle, no forçado, Max conseguiu impressionantes quatro kills de lurker, recolocando a 9Z na frente. Em vantagem também econômica, o time argentino abriu 11 a 8, até Tuurtle fazer uma boa defesa no bomb A com a AK na mão. 11 a 9.

A vitória no 20º mapa recolocou o MiBR no jogo, novamente trabalhando bem no bomb A para marcar o 10º ponto. E no armado seguinte, a 9Z ainda se recuperou de novo para o 12 a 10. Mas novamente dominando o A, o MiBR empatou com Jota conseguindo boas kills de entry pelo fundo. E virou com Wood7 e Tuurtle segurando o 2x2 para o 13 a 12. O equilíbrio era tamanho, que os times chegaram com 14 a 14 para definir o jogo, ambos para um armado e de economia semelhante.

Tuurtle brilha no clutch
No 29º round, o MiBR foi cauteloso ao máximo - até demais - para entrar no bomb A, agindo somente no limite do tempo do plant. A 9Z defendeu bem, com Dgt pegando duas kills na saída do banheiro, deixando o Tuurtle no carro-forte em uma situação perigosa de clutch 1x2.


Foi quando o brasileiro brilhou. Ou melhor, 'a tartaruga mordeu'. Restando apenas quatro segundos, ganhou o round de forma heroica, pegando as duas kills decisivas para o match point. E para fechar, com a 9Z sem boa economia, a entrada B foi impecável e deu ao MiBR o status de 1-1, fundamental para dar tranquilidade no dia seguinte do Major.


Challengers - 2ª rodada

G2 19 x 17 Spirit - Dust2
Forze 16 x 7 Bad News Eagles - Inferno
Ence 16 x 6 Outsiders - Vertigo
Astralis 8 x 16 Vitality - Mirage
Eternal Fire 16 x 2 Renegades - Vertigo
Complexity 16 x 13 IHC - Nuke
Imperial 16 x 10 Liquid - Inferno
MiBR 16 x 14 9Z - Overpass

CONFIRA OS BASTIDORES DA IMPERIAL NO PRIMEIRO DIA DO MAJOR DA ANTUÉRPIA 2022
 
Imperial vai mal de TR na Vertigo, perde para a BNE e fica a uma derrota da elimanção no Major
 
<i>(Foto: Divulgação/Imperial)</i>
Com uma vitória e uma derrota no primeiro dia de torneio, a Imperial tentava conseguir o seu segundo triunfo para ficar a uma partida da classificação para a próxima fase do Major. O time do “Last Dance”, novamente disputou a MD1 e, dessa vez, o adversário foi a Bad New Eagles, no mapa Vertigo, iniciando de TR.

Picks e bans

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Imperial baniu Mirage
3. Bad News Eagles baniu Overpass
4. Bad News Eagles baniu Nuke
5. Bad News Eagles baniu Inferno
6. Imperial baniu Dust2
7. Sobrou Vertigo

Os rounds pistol vem sendo um problema para a Imperial nesse Major, onde a equipe dos veteranos não havia ganho nenhum dos quatro que disputou. Contra a Bad New Eagles a sina se repetiu. Apesar da tática ser bem executada com a execução fake para o Bomb A da Vertigo e a entrada acontecer no Bomb B com o C4 plantado. Porém, o retake do BNE foi muito bem feito e o placar foi aberto.

No segundo round, a Imperial forçou a compra por ter plantado o C4 no primeiro round. Dessa vez, a execução para o Bomb A aconteceu, mas os players da equipe adversária acabaram matando o plant restando apenas cinco segundos de round. Apesar de não ser muito tradicional, o “Last Dance” acabou forçando novamente no terceiro round por ter conseguido três eliminações no round anterior e tentou brigar pela economia, mas a estratégia não foi bem sucedida.

A BNE mostrou um CT muito forte da Vertigo e, em várias oportunidades, conseguiram a first kill e causava uma desorganização muito grande da Imperial no TR. Os adversários conseguiram seis rounds consecutivos, até que no sétimo, a Imperial conseguiu executar bem o Bomb B e conseguir o primeiro ponto.

No entanto, a derrota no round não abalou a BNE que conseguiu aplicar uma boa vantagem e o primeiro tempo acabou encerrando o primeiro tempo com o placar de 13x2, com uma atuação muito forte de gxx-, que conseguiu terminar com um K/D de 27/6.

LADO CT

Apesar das cinco derrotas nos cinco rounds pistol disputados até aqui, a Imperial quebrou a má sequência apresentada pela equipe até aqui e venceu o primeiro round de CT, que era fundamental para o “Last Dance” seguir acreditando na classificação. Com fnx e FalleN rushando as costas dos adversários, a Imperial sanduichou a os players da BNE e acabou eliminando todos e defusando a C4.
  
No armado, a Imperial conseguiu pressionar na rampa do Bomb A e conseguir boas eliminações, além da vantagem numérica no round. O BNE acabou acreditando no round e acabou tendo todos os seus jogadores eliminados. 

No round 21, o Imperial acabou perdendo o round forçado com uma AWP e uma AK-47 e aumentou a preocupação diante do resultado, mas logo na sequência ganhou mais round importante para conseguir a recuperação no mapa. Com o 15x10 no placar, Vini tirou um clutch 2vs1 muito importante e trouxe mais um round para a Imperial.
 
Porém, a derrota veio em um round eco com apenas uma AWP e uma Mac10. Depois de uma trade na rampa do Bomb A, o BNE coseguiu entrar no Bomb B com muita falicidade, aproveitando a rotação de fnx e conseguiu eliminar todos os players do Last Dance, deixando claro que o TR da equipe acabou deixando mito a desejar e que foi um fator determinante para o resultado negativo.
 
Agora com um 1-2 no placar, a Imperial terá que vencer duas MD3 caso queira conseguir a classificação para a próxima fase do Major. 
 
Challengers - 3ª rodada
 
Spirit x Eternal Fire
BNE 16 x 12 Imperial
Astralis x MIBR
Complexity x Outsiders
Vitality x forZe 
Renegades x IHC
Ence x G2
Liquid x 9Z 

Tags: imperial mibr fallen fnx fer vini boltz major csgo counter-strike jota tuurtle wood7 chelo exit