Esportes DP

TÓQUIO

Em casa, Japão arranca empate contra o Canadá na estreia do futebol feminino em Tóquio

Canadenses abriram o placar com Sinclair e Iwabuchi deixou tudo igual

postado em 21/07/2021 14:26

<i>(Foto: ASANO IKKO / AFP)</i>
Em um estádio de Sapporo vazio, sem o apoio da torcida nas arquibancadas, a seleção do Japão, anfitriã dos Jogos de Tóquio-2020 arrancou um empate diante do Canadá (1-1) em sua estreia no futebol feminino. 

As canadenses abriram o placar com Christine Sinclair logo aos 6 minutos de jogo mas Mana Iwabuchi deixou tudo igual na reta final (84). 

No mesmo Grupo E, a Grã-Bretanha, que venceu o Chile por 2 a 0 no primeiro jogo, é líder isolada após os duelos da primeira rodada. 

Depois de conquistar a prata em Londres-2012, quando perdeu a final para os Estados Unidos, a seleção japonesa de futebol feminino ficou de fora dos Jogos do Rio-2016. 

Agora, como anfitriã em Tóquio, voltou a um evento olímpico contra a forte seleção do Canadá, o que tornou as coisas muito difíceis desde o início.

Nos primeiros momentos da partida, Nichelle Prince cruzou para a altura da marca de pênalti para Sinclair finalizar acertando a trave. Mas deu sorte e ela mesma aproveitou o rebote para marcar. 

Com este gol, Christine Sinclair aumentou ainda mais sua conta como artilheira vestindo a camisa do Canadá, o que a mantém como a maior artilheira de seleções de futebol, tanto no masculino quanto no feminino. 

O Canadá manteve a vantagem durante grande parte da partida, graças também à sua goleira Stephanie Labbe, que defendeu um pênalti cobrado por Mina Tanaka no início do segundo tempo (54). Mas a seleção japonsea não desistiu e encontrou o prêmio, em forma de empate, na reta final. 

A poucos minutos do fim do tempo regulamentar (84), Yui Hasegawa lançou uma bola longa nas costas da defesa para Mana Iwabuchi. A goleira canadense hesitou na saída e a atacante japonesa garantiu o empate salvando um ponto. 

O segundo jogo das duas seleções, pelo Grupo E, acontecerá no próximo sábado, dia 24 de julho. O Japão vai encarar a Grã-Bretanha enquanto que o Canadá enfrentará o Chile.

Tags: toquio feminino canada japao