Campeonato teve sua cerimônia de lançamento na sede da FPF (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Anunciada oficialmente em agosto, a Copa Maria Bonita teve sua estreia adiada. Anteriormente prevista para outubro, a competição só acontecerá em janeiro de 2023. A decisão foi tomada pela diretoria do torneio após “choque de datas com competições estaduais”. Além disso, o antigo calendário impedia a participação das duas equipes estrangeiras convidadas. Em nota oficial divulgada nas redes sociais, foi confirmado que Recife seguirá como sede.
Com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Conmebol e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o campeonato terá como objetivo contribuir para o desenvolvimento e consolidação do futebol feminino no Nordeste, sendo disputado em dois grupos de quatro times, onde os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais e depois para a grande final.
Seis times já haviam sido confirmados pela comissão organizadora. Sport e Náutico representam Pernambuco, e terão como adversários Bahia, Ceará, CRB e Botafogo-PB, além de duas equipes internacionais, que ainda serão divulgadas. Denis Perucci, Diretor Comercial da FPF e um dos idealizadores do projeto, citou na nota oficial que instituições envolvidas solicitaram o adiamento.
"Atendendo às solicitações das instituições envolvidas, devido à grande quantidade de eventos e competições femininas estaduais em outubro e no restante do ano, achamos por bem adiar a competição para o período de janeiro, que é mais tranquilo, e consequentemente o projeto terá maior destaque e a atenção merecida. Em breve anunciaremos algumas novidades que vão agregar valor ao projeto e deixar a Maria ainda mais Bonita", disse Perucci.
Confira a Nota oficial:
A Copa Maria Bonita anuncia, nesta quarta-feira (21), o adiamento da primeira edição da competição, programada para o período de 06 a 15 de outubro, para o mês de janeiro de 2023. A decisão foi tomada pela diretoria da Maria Bonita, devido ao choque de datas com competições estaduais, inviabilizando também a participação de equipes internacionais convidadas, visto que o calendário se destoa com o período escolhido para a realização da primeira edição.
Selecionada para ser a sede da primeira edição da competição, Recife segue como local destinado para a realização da mesma, assim como as equipes nordestinas convidadas para participar da Copa.