Esportes DP

CONTAGEM REGRESSIVA

Favoritos, grupos, Brasil: fique por dentro da Copa do Mundo Feminina, que começa nesta quinta (20)

Atuais campeãs, estadunidenses vão em busca do terceiro título seguido. Com Marta, Brasil vai em busca do título inédito

postado em 16/07/2023 09:45 / atualizado em 16/07/2023 09:40

<i>(Foto: Thaís Magalhães/CBF)</i>
A nona edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol está se aproximando. Na próxima quinta (20), 32 seleções irão se enfrentar na Austrália e na Nova Zelândia, em busca do maior título que uma seleção pode obter. Para o Brasil, fica a expectativa de fazer uma ótima campanha, contando mais uma vez com a presença da maior jogadora de futebol de todos os tempos, Marta.

Primeira Copa Feminina realizada na Oceania, a edição deste ano também será a primeira realizada em dois países-sede, Austrália e Nova Zelândia. Divididas em oito grupos de quatro equipes, elas se enfrentarão em jogos só de ida, com as duas melhores classificadas para a fase de mata-mata, entre oitavas de final, quartas, semifinais e a tão almejada final, marcada para o dia 20 de agosto, no Accor Stadium, na Austrália.

Dez estádios receberão as partidas desta edição. A Nova Zelândia jogará contra a Noruega no Eden Park, em Auckland, próximo dia 20, às 4h (horário de Brasília). Já a outra anfitriã fará a sua estreia no mesmo dia, às 7h, enfrentando a Irlanda no ANS Stadium, em Sydney. No dia de estreia, mais um jogo acontecerá. Será Nigéria e Canadá, às 23h30. 


A seleção dos Estados Unidos é uma das favoritas a vencer esta Copa. Atuais campeãs (2019 e vencedoras também em 2015), estão acostumadas a ganhar a competição, com quatro títulos: além do atual bicampeonato, levaram a medalha de ouro em 1991 e 1999. Outra estimada ao título é a Alemanha, que também já venceu o certame em duas ocasiões, em 2003 e 2007. As inglesas, atuais campeãs europeias, fecham o trio das favoritas. Entretanto, o Brasil espera surpreender todas as seleções, vindo de um trabalho sólido e boas exibições em suas últimas partidas.  

O BRASIL

 

Atuais campeãs invictas da América, sem levar um gol sequer, a Seleção Brasileira, comandada pela sueca Pia Sundhage fez uma boa preparação para esta Copa, com a técnica participando inteiramente do ciclo. Em 2019, o Brasil caiu nas oitavas de final para a França, e irá enfrentá-las mais uma vez nesta edição, já que as duas estão no Grupo F da competição. Além das francesas, as brasileiras encontrarão Jamaica e Panamá na primeira fase.

O Brasil conta com a presença da goleira pernambucana Bárbara entre as 23 convocadas para esta edição da Copa. A maior contestação entre todos os nomes chamados por não vir em uma temporada estável no seu atual clube, o Flamengo, a comissão técnica justificou sua convocação por contar com a experiência da jogadora de 35 anos. Além de Bárbara, a seleção também contará com a jogadora seis vezes melhor do mundo e considerada a maior de todos os tempos, Marta, que jogará sua última Copa do Mundo, e quer sair como campeã, título que ela ainda não tem com a Canarinho. 


 
Marta chegou muito perto em 2007, sendo vice-campeã diante da Alemanha. Além de vencer o prêmio de melhor jogadora da competição, a jogadora terminou como artilheira da Copa, com 7 gols. Marta é a maior goleadora da história de todas as Copa FIFA, seja masculina ou feminina, com 17 gols marcados. Na Seleção, também é a maior artilheira, com 119.

A melhor jogadora do mundo da atualidade é a espanhola Alexia Putellas, jogadora do Barcelona. Além dela e de Marta, as principais estrelas deste mundial são a estadunidense Alex Morgan, a australiana Sam Kerr, a francesa Wendie Renard, a alemã Alexandra Popp e a inglesa Lucy Bronze, atual campeã da Europa.

 

Copa do Mundo 2023

 

Grupo A

Nova Zelândia

Noruega

Filipinas 

Suíça

 

Grupo B

Austrália

Canadá

Irlanda

Nigéria

 

Grupo C

Costa Rica

Japão

Espanha

Zâmbia

 

Grupo D

China

Dinamarca

Inglaterra

Haiti

 

Grupo E

Holanda 

Portugal

EUA

Vietnã

 

Grupo F

Brasil

França

Jamaica

Panamá

 

Grupo G

Argentina

Itália

África do Sul

Suécia

 

Grupo H

Colômbia

Alemanha

Coreia do Sul

Marrocos 

 

Seleção Brasileira  

 

Goleiras

Bárbara (Recife-PE) - Flamengo 

Camila (São Luís-MA) - Santos

Leticia Izidoro Rio de Janeiro-RJ) - Corinthians

Defensoras

Antônia (Riacho de Santana-RN) - Levante (ESP)

Bruninha (Castro-PR) - NJ/NY Gotham (EUA)

Kathellen (São Vicente-SP) - Real Madrid (ESP)

Lauren (Votorantim-SP) - Madrid CFF (ESP)

Mônica (Porto Alegre-RS - Madrid CFF (ESP)

Rafaelle (Cipó- BA) – Orlando Pride (EUA)

Tamires (Caeté-MG) – Corinthians

Meio-campistas

Adriana (União-PI) - - Orlando Pride (EUA)

Ary Borges (São Luís-MA) - Louisville City (EUA)

Ana Vitória (Rondonópolis-MT) – PSG (FRA)

Duda Sampaio (Jequeri-MG) - Corinthians

Kerolin (Bauru-SP) - North Carolina Courage (EUA):

Luana (São Bernardo do Campo-SP) - Corinthians

Atacantes

Andressa Alves (São Paulo-SP) - Houston Dash (EUA)

Bia Zaneratto (Araraquara-SP) - Palmeiras

Debinha (Brazópolis-MG) - Kansas City (EUA) 

Gabi Nunes (São Paulo-SP) - Levante (ESP)

Geyse (Maragogi-AL) - Barcelona (ESP)

Marta (Dois Riachos-AL) - Orlando Pride (EUA)

Nycole Raysla (Brasília-DF) - Benfica (POR) 

Tags: canarinha oceania zelândia nova austrália mundo do copa sundhage pia bárbara marta feminina seleção