Outra rodada de inspeções está programada para novembro no Estado (Foto: Rafael Vieira/FPF)
A Arena de Pernambuco deu mais um passo significativo para se afirmar como uma potencial sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Parte do processo seletivo das cidades candidatas, uma equipe técnica, sob a liderança de Rhiannon Martin, Chefe do Departamento de Copa do Mundo Feminina da FIFA, está visitando as 12 cidades concorrentes, avaliando as condições oferecidas para o maior torneio de futebol feminino. A definição das cidades-sede será anunciada no início de 2025.
A segunda visita técnica à Arena de Pernambuco, realizada nesta última quinta-feira (10), foi focada numa avaliação completa das instalações do estádio. A equipe de especialistas da FIFA revisou aspectos como acessibilidade, segurança, tecnologia e sustentabilidade, além da infraestrutura para transporte, aeroportos e outras instalações essenciais.
Para hospedar o torneio, a FIFA exige um mínimo de oito estádios que atendam aos critérios internacionais e ofereçam uma experiência de alta qualidade para todos os envolvidos. Além das infraestruturas dos estádios, também são examinados os compromissos das candidatas com o avanço do futebol feminino e a criação de um legado duradouro para a modalidade
A Arena de Pernambuco já sediou eventos internacionais como a Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Eliminatórias da Copas do Mundo FIFA 2018 e 2024. Neste ano, o estádio recebeu a Seleção Brasileira Feminina que bateu o recorde de público para jogos femininos no Nordeste.
A delegação da FIFA demonstrou satisfação com os avanços alcançados desde a primeira avaliação, e o feedback positivo ressaltou o compromisso da Arena de Pernambuco em atender aos exigentes critérios estabelecidos. A Arena de Pernambuco se destaca como uma forte candidata, promovendo um legado de fortalecimento do futebol feminino no estado e solidificando seu papel no panorama esportivo global.
Além disso, outra rodada de inspeções está programada para novembro, onde as instalações de treinamento e os hotéis das equipes também serão analisados.