Pernambuco vive a expectativa para anúncio oficial da FIFA (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Estado de Pernambuco vive nesta quarta-feira (07) a expectativa pelo anúncio oficial das sedes brasileiras para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A Arena de Pernambuco está entre os 12 estádios que estão cotados receber jogos do maior torneio de futebol feminino do planeta.
A FIFA deve confirmar a lista de cidades-sedes. Caso o Brasil opte por utilizar as 12 arenas candidatas, o número será o mesmo da Copa do Mundo masculina de 2014. A novidade em relação ao torneio masculino de 2014 é a inclusão de Belém, que entra no lugar de Curitiba.
Os estados e estádios candidatos são: Belém (Mangueirão), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians).
A Arena de Pernambuco já passou por inspeções técnicas da FIFA, que avaliou critérios como segurança, acessibilidade, sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura urbana. A escolha de sedes levará em conta também aspectos logísticos, como a rede hoteleira, mobilidade e proximidade com aeroportos.
Inaugurada em 2013, a Arena de Pernambuco tem histórico na realização de grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo da FIFA (2014) e partidas das Eliminatórias para as Copas de 2018 e 2026. Em 2024, o estádio registrou o maior público da história do futebol feminino no Nordeste, durante o jogo da Seleção Brasileira Feminina.
Evento de repercussão
Para marcar o anúncio, a Arena de Pernambuco será palco de um evento exclusivo para a imprensa, que discutirá os impactos da possível confirmação como sede e os preparativos para receber a competição. Autoridades, jornalistas e representantes da comunidade esportiva local devem acompanhar o pronunciamento e participar das atividades programadas.
Caso confirmada, a escolha de Pernambuco como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 representará não apenas um marco esportivo, mas também uma oportunidade de projeção internacional e fortalecimento do turismo e da economia local.
Pernambuco vive a expectativa para anúncio oficial da FIFA (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)