Esportes DP

PERNAMBUCANO A2

Petrolina é punido e Belo Jardim herda acesso à elite do futebol pernambucano

Fera Sertaneja perdeu quatro pontos por escalar um jogador irregular

postado em 16/11/2022 23:16 / atualizado em 16/11/2022 23:32

<i>(Foto: Reprodução/FPF)</i>
O Petrolina celebrou seu retorno à elite do futebol pernambucano no último domingo (13) após vencer o Belo Jardim por 3 a 1 e se garantir na liderança do Grupo J. Porém, nesta quarta-feira (16), o clube foi punido pela escalação irregular do atleta Raykar. Com isso, a Fera Sertaneja perdeu quatro pontos, caindo para a 3ª colocação da chave. O resultado favoreceu justamente o Calango do Agreste, que subiu uma posição e herdou a vaga de acesso. 

Por 5 a 0, o Petrolina foi considerado culpado pelo TJD-PE com base no Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A denúncia foi realizada após o empate em 0 a 0 contra o Maguary. A Fera Sertaneja ainda pode recorrer da decisão. Com isso, os jogos das semifinais da Série A2 do Campeonato Pernambucano seguem sem datas definidas. 

Caso o resultado se mantenha, o Belo Jardim retornará a elite do futebol Estadual após quatro anos distante. Na atual temporada, o time terminou a 1ª fase na 3ª colocação do Grupo B, com apenas uma vitória em cinco jogos. Na segunda fase da competição, avançou em 2º lugar na chave H. Agora, o Calango terá pela frente o Central, em jogo único pelas semifinais da competição. Do outro lado das semis, Porto e Maguary medem forças. 

Esse foi o terceiro caso de punição por escalação irregular só nesta temporada da Série A2. Anteriormente, América-PE e Ypiranga também foram eliminados em casos semelhantes. 

Confira os duelos da semifinal da Série A2:

Porto x Maguary 

Central x Petrolina

Tags: Série A2 Jogador Irregular Belo Jardim petrolina pernambucano elite acesso punição tjd