Esportes DP

EUROPA

Clubes europeus desistem de 'Superliga' independente da UEFA

Arsenal, Liverpool, Tottenham, United e City oficializaram a saída

postado em 20/04/2021 19:15 / atualizado em 20/04/2021 19:24

<i>(Foto: Paul ELLIS / AFP)</i>
O Manchester City, um dos 12 clubes europeus fundadores da European Super League (ESL), organizadora da nova Superliga, torneio privado e quase fechado, oficializou a sua saída do projeto nesta terça-feira, em um comunicado publicado em seu site oficial. Arsenal, Liverpool, Tottenham e Manchester United também deixam a Superliga 

"O Manchester City Football Club confirma que iniciou formalmente o processo de retirada do grupo que elabora o plano para uma Superliga Europeia", explicou a entidade em seu comunicado. 

Este anúncio confirma as notícias da mídia britânica de que o City, junto com o Chelsea, estava considerando se retirar de um projeto que não agradava nem à classe política, nem aos torcedores, nem ao próprio técnico do clube, Pep Guardiola. 

"O esporte não é esporte quando não há relação entre esforço e recompensa. Não é esporte se o sucesso é garantido ou se a derrota não é importante", disse o treinador catalão nesta terça-feira sobre uma competição em que 15 vagas em 20 do total seria reservado todos os anos para as equipes fundadoras. 

Pouco depois do comunicado do City, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, disse estar "contente" com a decisão do clube inglês, o primeiro dos 12 fundadores da Superliga a abandonar um projeto que ameaçava explodir o futebol europeu. 

"Estou contente por receber o City de volta à família do futebol europeu", comemorou o dirigente em declarações dadas à AFP, destacando a "grande inteligência" e "coragem" desta decisão, que representa o primeiro abandono de um dos fundadores do projeto.

Tags: superliga europa uefa clubes champions