Esportes DP

FUTEBOL INTERNACIONAL

Conmebol afirma que os países sul-americanos não disputarão a Copa do Mundo caso ela se torne bienal

Através de seu site oficial, entidade externou seu posicionamento contrário à iniciativa da Fifa de realizar o Mundial a cada dois anos

postado em 27/10/2021 15:34 / atualizado em 27/10/2021 16:00

<i>(Foto: Reprodução/Twitter)</i>
A Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, oficializou o seu posicionamento contrário à realização da Copa do Mundo a cada dois anos. A ideia, fortemente defendida pelo presidente da Fifa Gianni Infantino, não agrada ao órgão, que não enxerga razões ou benefícios para a mudança. 

Infantino enfrenta forte rejeição à mudança, principalmente por parte da Uefa e da Conmebol, chegando a receber ameaças de abandono dos países e federações à Fifa. No comunicado divulgado pela confederação sul-americana, a entidade alega que, caso o Mundial passe a ser bienal, os dez países que compõem a entidade não participarão. 

Veja na íntegra o comunicado

O Conselho da CONMEBOL, reunido de forma presencial em Luque, Paraguai, a 27 de outubro de 2021, reexaminou a proposta de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos e considera necessário declarar o seguinte: 

1. Não há razões, benefícios ou justificação para a mudança promovida pela FIFA. Tendo isto em conta, os dez países que compõem a CONMEBOL ratificam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos. 

2. O projeto em questão vira as costas a quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A CONMEBOL apoia a Copa do Mundo atualmente em vigor, com os seus prazos e sistemas de classificação, porque provou ser um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que recompensa o esforço, talento e trabalho planificado.
 

Tags: gianni infantino copa do mundo argentina brasil mundial uefa fifa conmebol