Esportes DP

FUTEBOL INTERNACIONAL

Coreia do Sul vence Síria e se classifica para sua décima Copa do Mundo seguida

País é o segundo do continente asiático a assegurar vaga no mundial; Irã foi o primeiro

postado em 01/02/2022 18:07 / atualizado em 01/02/2022 18:17

<i>(Foto: Karim SAHIB / AFP

)</i>
A Coreia do Sul derrotou a Síria por 2 a 0 e s classificou para a sua décima Copa do Mundo consecutiva, desde a do México (1986), nesta terça-feira, em um jogo disputado em Dubai pelas eliminatórias para o Mundial do Catar-2022.

Kim Jin-Su (53) e Kwon Chang-Hoon (71) marcaram os dois gols no segundo tempo que garantiram a vitória sul-coreana que permite a esta equipe se juntar ao Irã, já classificado no grupo A da zona asiática. 

Apesar da ausência do astro do Totttenham, Son Heung-min, a seleção comandada pelo português Paulo Bento dominou o jogo, embora no primeiro tempo quase não tenha criado perigo contra o goleiro sírio, exceto com algumas chances de Cho Gue Sung na reta final, primeiro com um chute (43) e depois uma cabeçada que acertou a trave (45).

No segundo tempo, os sul-coreanos finalmente conseguiram superar o goleiro sírio Ibrahim Alma, com dois chutes de Kim Jin-su (54) e Kwon Chang-Hoon (71). 

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo consecutiva, sendo o quarto lugar em 2002 seu melhor desempenho, em um torneio que o país asiático organizou junto com o Japão. 

Em outra partida do Grupo A da zona asiática, o Irã derrotou os Emirados Árabes Unidos por 1 a 0 e manteve a liderança com 22 pontos, dois a mais que os sul-coreanos. 

No grupo B, os dois primeiros colocados, Japão e Arábia Saudita, se enfrentaram, com vitória para os japoneses por 2 a 0. Os dois gols foram marcados pelo jogador do Liverpool Takumi Minamino (32) e pelo atacante belga do Genk Junya Ito (50). 

A vitória coloca os 'Samurais Azuis' com 18 pontos, a um dos sauditas, que mantiveram a liderança apesar do resultado. 

A Austrália, terceira colocada, perdeu uma grande oportunidade de se aproximar dessa dupla que lidera ao empatar em 2 a 2 fora de casa com o Omã, depois ficar duas vezes na frente  no placar. 

Com 15 pontos, o 'Socceroos' ainda têm chance de se classificar diretamente.

Tags: copa do mundo coreia do sul mundial fifa síria irã