O País de Gales encerrou um longo jejum de 64 anos ao garantir uma vaga na Copa do Mundo do Catar-2022 (que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro), com a vitória neste domingo sobre a Ucrânia por 1 a 0 na final da repescagem, em Cardiff.
Esta é a segunda vez que os galeses conseguem se classificar para a competição após o Mundial da Suécia, em 1958. Andriy Yarmolenko marcou um gol contra, o único da partida, colocando o País de Gales no grupo B da Copa do Mundo, ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e Irã, o que vai propiciar um duelo britânico na chave.
O resultado também encerra o sonho da Ucrânia de se classificar para a Copa do Mundo de 2022, apesar da invasão russa que começou em fevereiro. Depois de ter eliminado a Escócia em Glasgow na última quarta-feira (3-1), os ucranianos estavam a apenas um jogo de garantir a última vaga europeia e alcançar uma heróica classificação para o Mundial.
As defesas do goleiro Wayne Hennessey e o desejo de uma última aventura internacional dos veteranos Gareth Bale e Aaron Ramsey foram obstáculos intransponíveis para os jogadores comandados por Oleksandr Petrakov.
O País de Gales se tornou o 30º país a conseguir sua vaga na Copa do Mundo do Catar.
Ainda restam duas vagas a serem conquistadas durante o playoff intercontinental. Uma delas vai para o vencedor entre Emirados Árabes Unidos, Austrália ou Peru. A outra para Costa Rica ou Nova Zelândia.
Os resultados serão conhecidos nos dias 13 e 14 de junho.