Esportes DP

FUTEBOL DE BASE

Ifab estuda proibição de jogadas com a cabeça para jogos sub-12

Orgão da Fifa acredita que a jogada é preocupante quando as crianças estão envolvidas, pois ainda estão em desenvolvimento

postado em 18/08/2022 11:43 / atualizado em 18/08/2022 11:50

<i>(Foto: MUSTAFA ABUMUNES / AFP)</i>
Assunto que divide opniões no mundo do futebol, jogadas com a cabeça em partidas sub-12 estão sendo estudadas pela International Football Association Board (Ifab). Os lances de cabeça em campo têm sido associados a maior probabilidade de doenças degenerativas do cérebro.

O ex-arbitro Sálvio Spínola postou em suas redes sociais que a associação teria aprovado a remoção do cabeceio para jogos abaixo sub-12. Oficialmente, no entanto, a medida está sendo estudada e ainda não foi confirmada.

Em nota encaminhada ao Correio, a Ifab informou "não proíbe cabeceamentos em competições para menores de idade" e  que aprovou um julgamento para investigar os efeitos das "cabeçadas'' e torná-las uma infração passível de punição.

A jogada segue sendo uma preocupação devido ao potencial impacto negativo na saúde e bem-estar dos jogadores a curto e a longo prazo. A preocupação é com possíveis lesões na cabeça resultantes dos impactos, relacionados pela entidade na seguinte relação:

- cabecear a bola deliberadamente
- ser acidentalmente atingido na cabeça com a bola (especialmente inesperadamente ou de curto alcance)
- tentativas de cabecear a bola (especialmente em jogadas aéreas) que levam a cabeça a entrar em contato com o corpo de outro jogador (cotovelo, cabeça, etc.)
- bater a cabeça no chão
- bater a cabeça em uma trave

Tags: ifab cabeçada futebol proibição sub-12 fifa