Esportes DP

COPA DO MUNDO

Primeiro passo rumo ao sonho do hexa: saiba mais sobre a Seleção da Sérvia

Adversário de estreia promete ser o mais complicado da fase de grupos

postado em 23/11/2022 20:00 / atualizado em 23/11/2022 20:19

<i>(Foto: Andrej Isakovic/AFP)</i>
O Brasil entrará em campo pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022 nesta quinta-feira (24), às 16h, no estádio Lusail. A Sérvia será o adversário de estreia da nossa Seleção no caminho rumo ao hexa e promete ser o duelo mais complicado de toda a fase de grupos. Com jogadores atuando e se destacando em grandes ligas europeias, o time treinado por Dragan Stojkovic vem de bons resultados recentes e chega empolgado para o Mundial. 

Essa será a terceira participação do país em Copas do Mundo desde a sua independência, que aconteceu em junho de 2006. Anteriormente, já havia participado de outras edições do torneio representando a Iugoslávia e também Sérvia e Montenegro. Já como a República da Sérvia, esteve presente em 2010, quando terminou em último lugar de seu grupo, mesmo após vencer a Alemanha por 1 a 0. 

No Mundial disputado na Rússia, em 2018, os sérvios já apareceram no caminho do Brasil, sendo o último adversário da Seleção no Grupo E. Naquela Copa do Mundo, o time europeu estreou com vitória sobre a Costa Rica, mas acabou derrotado pela Suíça e também pela Amarelinha, que venceu a partida por 2 a 0 com gols de Paulinho e Thiago Silva. E alguns nomes daquele time da Sérvia seguem no elenco e com papel de destaque. 

Titular na última Copa, o meia Sergej Milinkovic-Savic chega no Catar com um papel ainda maior de protagonista. Aos 27 anos, o jogador é o grande nome da Lazio nas últimas temporadas, atuando em todas as posições do meio de campo e dominando o setor. Apesar dos seus 1,91m de altura, é bastante ágil, além de contar com excelente passe e chute de longa distância. No atual Campeonato Italiano, já tem três gols e sete assistências em 12 jogos. 

A dupla de ataque dos sérvios também merece atenção especial. Dusan Vlahovic e Aleksandar Mitrovic costumam atuar juntos no comando ofensivo e vivem grande fase nas últimas temporadas. O primeiro foi uma das grandes revelações do futebol italiano. Após se destacar pela Fiorentina, foi comprado pela Juventus por mais de 80 milhões de euros. Com 22 anos, o atacante tem 6 gols em 10 jogos pela Velha Senhora na atual edição da Série A Italiana. 

Seu companheiro de ataque é mais experiente e foi titular contra o Brasil em 2018. Aos 28 anos, Mitrovi%u0107 marcou incríveis 43 gols em 44 jogos na Segunda Divisão da Inglaterra na última temporada e ajudou o Fulham na campanha de acesso. Seus números seguem excelentes na Premier League. O centroavante de 1,89m já balançou as redes nove vezes em 12 jogos e é o 3º na lista de artilheiros, atrás apenas de Harry Kane e Erling Haaland. 

Utilizando um esquema de três zagueiros, a Sérvia costuma ir ao campo variando entre um 3-5-2 e um 3-4-2-1. Quando atua com dois homens no ataque, tendo Vlahovic e Mitrovic comandando as ações ofensivas, a armação fica por conta de Dusan Tadic, experiente meia de 33 anos que defende o Ajax. Milinkovic-Savic também pode jogar na função, ou mais recuado, dando suporte na parte defensiva. 

Explorando muito o jogo aéreo por conta da altura do seu ataque, o time costuma chegar com força pela esquerda, com os avanços de Filip Kostic. Companheiro de Vlahovic na Juventus, ele já tem sete assistências na temporada. Porém, por atuar com pontas de origem nas alas, o Brasil pode explorar bem os lados de campo com a velocidade de seus atacantes para vencer a forte marcação da Sérvia e encontrar espaços na grande área. 


Tags: Copa do Mundo Seleção Brasileira sérvia brasil destaques análise catar 2022 vlahovic mitrovic milinkovic-savic