Esportes DP

COPA DO MUNDO

Suíço que mora em Pernambuco admite torcida pelo hexa, mas não crê em jogo fácil diante de seu país

Philipp conheceu sua esposa na praia de Boa Viagem e vive desde 1994 no Brasil

<i>(Foto: Arquivo pessoal)</i>
Brasil e Suíça vão se encontrar mais uma vez em uma partida válida pela Copa do Mundo. O duelo desta segunda-feira (28) será o terceiro de toda a história dos mundiais entre as duas seleções. Mas outro encontro entre os países aconteceu na praia de Boa Viagem em 1987, quando Philipp Von Arb conheceu sua esposa durante uma viagem de férias ao Recife. Após morarem alguns anos no país europeu, os dois se mudaram para Pernambuco em 1994.

Natural de Solothurn, capital do Cantão de Soleura, na Suíça, Philipp trocou o frio europeu pelo calor de Jaboatão dos Guararapes, onde mora atualmente com a esposa e dois filhos, Sophia e Yanick. Em entrevista ao Esportes DP, o suíço de 64 anos falou sobre sua história com o país e elogiou bastante as belezas naturais locais, considerando as praias do Brasil como as melhores de todo o mundo. 

“Vim para cá em 1987 para curtir as férias. Sempre fui fã e até hoje acho que aqui é o lugar com as melhores praias. Visitei todas as principais capitais do país e finalizei no Recife. E foi assim, na Praia de Boa Viagem, que conheci minha esposa. Voltei para a Suíça e continuei o relacionamento à distância. Até que em 1990 eu a trouxe para a Suíça. Casamos e ficamos por lá até 1994, quando mudamos para o Brasil, onde moramos até hoje”, disse Philipp.  

O Suíço, que torce para o FC Basel, maior time do seu país, também disse ter admiração pelo Sport, clube o qual o filho Yanick também é torcedor. Com toda a família fanática por futebol, a casa fica enfeitada com bandeiras do Brasil e da Suíça durante a Copa do Mundo. “Aqui em casa somos todos loucos por futebol e ainda mais pela Copa. Assistimos todos os jogos, independente de quem está jogando”, afirmou. 

E com o duelo entre os dois países se aproximando, Philipp admitiu que está torcendo pelo Brasil. “Nessa Copa estou torcendo pelo Brasil. Não nego que fico feliz em ver a Suíça ganhando, mas espero que esse ano a taça seja brasileira”. Ele também alertou para um ponto forte do adversário brasileiro. “O sistema defensivo da Suíça trabalha bem, mas mesmo assim já sinto a vitória brasileira, porém, acho que não vai ser um jogo muito fácil”, alertou o suíço. 

Apostando em um 2 a 0 para o Brasil no seu bolão, Philipp ainda crê em uma classificação suíça para a próxima fase. “Acredito que ela não vá vencer o Brasil. A decisão vai ficar para a última rodada. Vejo que nesse grupo existe uma disputa acirrada entre Suíça e Sérvia pelo segundo lugar. Espero que a Suíça leve a melhor”, finalizou o suíço, que após mais de 20 anos no estados, já pode se considerar pernambucano. 

Tags: Jaboatão dos Guararapes Copa do Mundo suíço recife pernambuco suíça brasil