Conmebol define confrontos das fases preliminares da Libertadores
A principal copa do continente conheceu seus primeiros confrontos nesta quarta-feira (21/12). Atlético-MG e Fortaleza representam o Brasil na segunda fase
Galo e Fortaleza são os primeiros brasileiros a estrear na Liberta (Foto: Gerar Menoscal/AFP)
Começou a Libertadores 2023. Nesta quarta-feira (21/12) a principal competição do continente teve seus duelos da primeira e segunda fases definidos na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai. Ao todo, 19 clubes lutam por quatro vagas na fase de grupos da competição.
No caso das equipes brasileiras, Atlético-MG e Fortaleza, será necessário superar, pelo menos, dois adversários em sistema de ida e volta. Pelos potes, ambos definem a segunda partida em casa: o Galo pega os venezuelanos do Carabobo, enquanto o Leão do Pici pega o Deportivo Maldonado uruguaio. O Tricolor Cearense pode ter parada dura na terceira fase ao ver o tradicional Cerro Porteño, do Paraguai. Já o time mineiro pode pegar o arisco Millonarios, da Colômbia, na etapa seguinte.
Entre outros destaques, pode haver jogo de peruanos na segunda fase, caso o Sport Huancayo supere o Nacional do Paraguai, para daí ver o Sporting Cristal. Caso contrário, se enfrentam os vice-campeões de 2014 e 1997, respectivamente. Veja, agora, os sorteados da chamada pré-Libertadores, em sua edição de 2023:
Primeira fase
Jogo 1 — Sport Huancayo (PER) x Nacional (PAR)**
Jogo 2 — Nacional de Potosí (BOL) x Nacional (EQU)**
Jogo 3 — Boston River (URU) x Zamora (VEN)**
Segunda fase
Carabobo x Atlético-MG**
Vencedor do Jogo 1 x Sporting Cristal (PER)**
Deportivo Maldonado (URU) x Fortaleza**
Vencedor do Jogo 2 x Independiente Medellín (COL)**