Brasileiro reclamou muito com o árbitro após ser expulso (Foto: Julien de Rosa/AFP)
O Paris Saint-Germain, líder da Ligue 1, sofreu mais do que o esperado para vencer o Strasbourg (19º) por 2 a 1 graças a um pênalti convertido nos acréscimos por Kylian Mbappé, quando o atacante Neymar já tinha sido expulso, nesta quarta-feira, pela 16ª rodada do campeonato francês.
No primeiro jogo do PSG após a Copa do Mundo, tudo havia começado bem para o time da capital, que abriu o placar aos 14 minutos após Marquinhos desviar de cabeça uma falta cobrada por Neymar, mas o capitão parisiense também foi protagonista do gol de empate do time da Alsácia, ao desviar um cruzamento da esquerda de Adrien Thomasson e surpreender o goleiro Gianluigi Donnarumma (51).
Tudo se complicou para o PSG quando 10 minutos depois ficou em inferioridade numérica após a expulsão de Neymar. O atacante brasileiro recebeu o cartão amarelo por dar um tapa em um adversário e apenas dois minutos depois recebeu o segundo por simular um pênalti (62).
Foi só nos acréscimos que Mbappé deu a vitória ao líder da Ligue 1 ao converter um pênalti (90+6).
Com esta vitória o PSG soma 44 pontos, oito a mais que o segundo colocado Lens, que visitará o Nice (9º) nesta quinta-feira e precisa vencer para manter o ritmo.
O PSG também anunciou que o meia italiano Marco Verratti, de 30 anos, estendeu sua permanência no clube até 2026.
Mais cedo, o agora quinto colocado Monaco se aproximou do pódio da Ligue 1, ao vencer o Auxerre (17º) fora de casa por 3 a 2.
Numa partida cheia de alternativas, o Auxerre abriu o placar com um pênalti cobrado por Mbaye Niang (30), mas o time do Principado virou com gols de Wissam Ben Yedder (45 3 de pênalti) e do jovem de 17 anos Eliesse Ben Seghir (58), que entrou após o intervalo no lugar do capitão monegasco.
Os donos da casa voltaram a empatar o jogo com um gol contra do meia Youssouf Fofana (68), mas quando parecia que o jogo iria terminar empatado, Ben Seghir marcou o gol da vitória a cinco minutos do fim do tempo regulamentar (85).
Com esta vitória, os monegascos somam 30 pontos e igualam o Olympique de Marselha (4º), que recebe o Toulouse (12º) nesta quinta-feira, e estão a um ponto do Rennes, que fecha o pódio antes de visitar o Reims (11º) também na quinta.
O Lille também ficou perto do topo da tabela (6º com 29 pontos) depois de vencer por 2 a 0 em sua visita ao Clermont (10º), com gols de Ángel Gomes de pênalti (68) e Mohamed Bayo nos acréscimos (90 4).
Antes, o Ajaccio (14º) venceu o último colocado Angers por 1 a 0 e em mais um duelo na zona inferior da tabela Troyes (13º) e Nantes (16º) empataram em 0 a 0.