Treinador Rigobert Song fala com jogadores no treino desta quinta (1) (Foto: Issouf Sonogo/AFP)
A Seleção Brasileira fechará sua participação na fase de grupos nesta sexta-feira (2), às 16h, no estádio Lusail. Já com seis pontos e garantido nas oitavas, o Brasil quer vencer mais uma para fechar o Grupo G na liderança. Mas do outro lado terá um adversário que segue vivo após ter conquistado um empate heróico na última rodada. Essa será a terceira vez que os brasileiros terão Camarões pela frente em Copas do Mundo.
E os outros dois encontros foram favoráveis para nossa Seleção. Em 1994, o ano do tetra, o Brasil venceu por 3 a 0 em partida válida pela fase de grupos. Romário, Márcio Santos e Bebeto foram os autores dos gols. 20 anos depois, em 2014, a vitória por 4 a 1 também aconteceu na primeira fase. Neymar, duas vezes, Fred e Fernandinho garantiram a goleada, enquanto o zagueiro Matip descontou.
Essa será a oitava participação de Camarões em Copas do Mundo. Após ficar de fora em 2018, os africanos vão precisar vencer o Brasil e torcer contra a Suíça para seguirem vivos e sonhando em repetir sua melhor participação, que aconteceu em 1990. No torneio disputado na Itália, os camaroneses se classificaram em 1º lugar em seu grupo, vencendo a Argentina por 1 a 0, que ficou de fora já na primeira fase.
Comandada pela lenda Roger Milla, Camarões eliminou a Colômbia nas oitavas de final por 2 a 1 e só foi cair nas quartas de final, quando perdeu para a Inglaterra por 3 a 2 em uma partida decidida já na prorrogação. Essa foi a única vez que o time conseguiu chegar ao mata-mata de uma Copa do Mundo, já que em 1982, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014 acabaram sendo eliminados ainda na fase de grupos.
Com apenas um ponto no Grupo G, Camarões começou sua caminhada com uma derrota para a Suíça por 1 a 0, mas foi buscar um empate após estar perdendo por dois gols de diferença diante da Sérvia. Autor do terceiro gol diante dos sérvios, o atacante Choupo-Moting chegou como grande nome dos camaroneses. O atleta do Bayern de Munique vive fase iluminada pelo clube alemão na atual temporada.
O jogador de 33 anos, com passagem também pelo PSG, tem até o momento 11 gols e duas assistências em 16 jogos pelo clube alemão, em partidas válidas pela Bundesliga, Champions League e Copa da Alemanha. Outro nome para ficar de olho atua como ponta pela direita e é um dos nomes mais promissores da nova geração de Camarões. Bryan Mbeumo tem 23 anos e é titular do Brentford, time da Premier League.
Com três gols e uma assistência, ele atuou em todos jogos da campanha de seu time, que até o momento ocupa a 10ª colocação do Campeonato Inglês. Conhecido por sua velocidade, o atacante também tem um passe para gol na atual Copa do Mundo. Titular na grande campanha do Napoli, que lidera o Campeonato Italiano, o volante Frank Anguissa também merece atenção especial do Brasil.
Atuando em um 4-3-3 tradicional, com Toko Ekambi fechando o trio de ataque ao lado Mbeumo e Choupo-Moting, Camarões pode apostar na bola parada, já que marcou após cobrança de escanteio diante da alta defesa da Sérvia, além de explorar bem a velocidade de seu trio ofensivo. Porém, com quatro gols sofridos em dois jogos, o time treinado por Rigobert Song deve encontrar problemas para parar o veloz ataque da Seleção Brasileira.