Volante espanhol comemorando o gol histórico para os ingleses (Foto: Franck Fife/AFP)
A espera acabou. Grande nome do futebol inglês nas últimas temporadas, o Manchester City conquistou pela primeira vez na sua história a Liga dos Campeões da Europa. Neste sábado (10), em Istambul, os comandados de Pep Guardiola derrotaram a Inter de Milão por 1 a 0 e ergueram a orelhuda em solo turco. O volante Rodri marcou o único gol da partida e garantiu a festa da torcida em todo o planeta.
Primeiro tempo de poucas chances. Mesmo com maior posse de bola, o City não conseguiu impor seu jogo contra a forte defesa italiana. Apesar de uma boa chegada com Bernardo Silva, a primeira grande chance só aconteceu aos 26 minutos. O artilheiro Haaland recebeu passe de De Bruyne, se livrou da marcação e parou em bela defesa do goleiro Onana, que espalmou o chute do noruguês.
Porém, poucos minutos depois, De Bruyne acabou sentindo a coxa e deixou o campo para a entrada de Foden. A partida seguiu o ritmo até o fim da primeira etapa. Os ingleses tentavam pressionar a saída de bola da Inter, mas só conseguiram levar algum perigo novamente em finalizações de longa distância, como no forte chute do zagueiro Akanji, mas a bola não teve direção do gol de Onana.
A volta do intervalo também não foi de grandes emoções nos primeiros momentos do segundo tempo. A Inter teve boa chance aos 13 minutos, quando Lautaro Martínez aproveitou erro de passe de Bernardo Silva, ficou cara a cara com Ederson, mas parou no goleiro brasileiro. Quando teve mais uma boa chance, o City não perdoou. O volante Rodri apareceu como elemento surpresa e acertou um belo chute da entrada da área para abrir o placar.
O empate italiano quase saiu logo depois. Dimarco teve duas grandes chances. Na primeira, a bola acertou o travessão. Depois, a cabeçada do lateral-esquerdo desviou em Lukaku e não entrou. Já perto do fim, o atacante belga teve mais uma grande chance. Livre de marcação, o camisa 90 parou em grande intervenção de Ederson. A Inter lutou até o fim, mas não conseguiu vencer o brasileiro, que fez um verdadeiro milagre no último lance.
Ficha da partida
MANCHESTER CITY 1
Ederson; Akanji (Walker), Rúben Dias e Aké; Bernardo Silva, Stones (Walker), Rodri, De Bruyne (Foden), Gundogan e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola
INTER DE MILÃO 0
Onana; Darmian (D’Ambrosio), Acerbi e Baston (Gosens)i; Dumfries (Bellanova), Barella, Brozovic, Çalhanoglu (Mkhitaryan) e Dimarco; Dzeko (Lukaku) e Lautaro Martínez. Técnico: Simone Inzaghi
Estádio: Olímpico Atatürk (Istambul/TUR)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatowski (POL)
Cartões amarelos: Barella, Brozovic, Lukaku e Onana (I); Haaland (M)