
Saiba mais
"Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai - organizarão uma partida de cada Copa do Mundo FIFA 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo FIFA.”
O fator histórico foi o mais fundamental citado pelo presidente da Conmebol. “Uma Copa do Mundo de 100 anos não poderia nem deveria estar fora da altura das circunstâncias. Tem muitos motivos para celebrar, festejar, agradecer a quem aceitou essa proposta, esse projeto de tal forma que o centenário começa aqui, no Estádio Centenário. Teremos três inaugurações, na Argentina e também no Paraguai. É um feito histórico”, declara.
Inicialmente, a candidatura local contava com o Chile, descartado posteriormente. Ainda assim, a edição centenária da competição poderá ser jogada em três continentes, um feito inédito. “Serão três jogos inaugurais, a Fifa dará mais detalhes, ela tem que fazer mais trabalho para ver os requisitos necessários das cidades que recebem jogos. Na realidade, se pensou inicialmente em Argentina e Uruguai. Depois, com a ampliação da Copa do Mundo, se incluíram Chile e Paraguai, mas (o primeiro) saiu por decisão da Fifa, que define essa proposta. Cabe a nós encontrar algo para este país. Acho que essa é a notícia para o futebol sul-americano, que o Mundial vai ser jogado onde tudo começou”, reitera.
Creímos en Grande. El Mundial Centenario 2030 comienza donde todo se inició.
%u2014 Alejandro Domínguez (@agdws) October 4, 2023
¡Uruguay, Argentina y Paraguay serán sedes de los partidos inaugurales del #MundialCentenario %uD83C%uDFC6