Esportes DP

CENTENÁRIO

Uruguai x Bolívia: veja horário, escalações onde assistir jogo pelas Eliminatórias

Celeste, que venceu Brasil e Argentina, quer a liderança da competição

postado em 21/11/2023 08:49 / atualizado em 21/11/2023 09:00

<i>(Foto: JUAN MABROMATA / AFP)</i>
Embalado após os convincentes triunfos nos clássicos contra Brasil e Argentina, o Uruguai de Marcelo Bielsa recebe a Bolívia nesta terça-feira (21) em Montevidéu em busca da liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Celeste chega ao confronto após derrotar duas potências da região e exibindo um futebol aguerrido, ofensivo e, em alguns momentos, até elegante. 

Do atual segundo lugar na tabela (dez pontos, dois a menos que a líder Argentina) poderá subir ao primeiro lugar caso vença a Bolívia e os tricampeões mundiais percam ou empatem na visita ao Brasil, dois cenários plausíveis. A partida será disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, a partir das 20h30 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv (canal fechado).

BIELSA E SUÁREZ

Desde que o argentino Marcelo Bielsa assumiu o comando da equipe no meio do ano e a renovou após o decepcionante desempenho no Catar-2022 (em que foi eliminada na primeira fase), a seleção uruguaia tem entusiasmado cada vez mais sua torcida. As vitórias contra o Brasil, em outubro, a quem não derrotava havia 22 anos, e a Argentina, na última quinta-feira, a quem nunca havia vencido nas Eliminatórias como visitante, fizeram Bielsa ganhar ainda mais prestígio. 

'El Loco' foi inicialmente questionado por não ter convocado jogadores consagrados como Luis Suárez, o maior artilheiro da seleção uruguaia de todos os tempos, nos primeiros quatro jogos. Mas essas críticas desapareceram. O centroavante, com atuações muito boas no Grêmio, acabou sendo convocado para estas duas partidas da Data Fifa.
 

Contra a Argentina não teve minutos, mas a imprensa local prevê que, contra a Bolívia, uma das seleções contra a qual marcou mais gols (cinco), estará em campo. O astro de 36 anos disputaria assim um dos seus últimos jogos, talvez até o último, diante de sua torcida, levando em conta que as Eliminatórias Sul-Americanas só serão retomadas em setembro de 2024, quando 'El Pistolero' estará perto de completar 38 anos. 

No entanto, parece muito improvável que nesta terça-feira ele jogue no lugar do atual ocupante da posição, Darwin Núñez. O jovem jogador do Liverpool, clube onde Suárez também brilhou, deixou sua marca contra Argentina e Brasil e é peça-chave no esquema de Bielsa.  

O Uruguai terá três desfalques certos, dois por suspensão (o zagueiro Mathías Olivera e o meio-campista Manuel Ugarte) e outro por lesão (o atacante Maximiliano Araújo).

O novo técnico brasileiro da Bolívia, Carlos Antonio Zago, por sua vez, colocaria em campo quase o mesmo time que derrotou o Peru em La Paz na quinta-feira, com exceção do meia Henry Vaca, suspenso. La Verde saiu da última posição da tabela, após quatro derrotas consecutivas, apresentando melhorias, principalmente na defesa. 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES 

URUGUAI: Sergio Rochet - Sebastián Cáceres, Ronald Araújo, José María Giménez, Matías Viña - Rodrigo Bentancur, Nicolás De La Cruz, Federico Valverde - Facundo Pellistri, Darwin Núñez, Agustín Canobbio. Técnico: Marcelo Bielsa.

BOLÍVIA: Guillermo Viscarra - Roberto Fernández, Jairo Quinteros, Luis Haquin, José Manuel Sagredo - Jaime Arrascaita, Miguel Terceros, Carmelo Algaranaz, Leonel Justiniano - Ramiro Vaca, Marcelo Martins Técnico: Zago.

Tags: uruguai bolivia bielsa suárez