Real Madrid é o atual vice-líder do Espanhol (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)
O Real Madrid perdia por 2 a 0 para o lanterna Almería no intervalo, mas conseguiu vencer por 3 a 2 com um gol de Dani Carvajal no apagar das luzes (90'+9), em jogo disputado neste domingo (21), pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol, que também teve a goleada do líder Girona sobre o Sevilla por 5 a 1 e a vitória do Barcelona sobre o Betis por 4 a 2.
O gol de Carvajal foi a culminação de uma virada emocionante para o time merengue, que temia o pior quando Largie Ramazani (1') e Edgar González (43') colocaram o Almería em vantagem no primeiro tempo.
Jude Bellingham iniciou a reação na segunda etapa cobrando pênalti (57') e Vinícius Júnior empatou pouco depois (67') mandando a bola para as redes com o ombro, em uma jogada que teve que ser revisada pelo VAR para checar um possível toque com o braço do brasileiro. A reta final da partida foi de pressão total do Real Madrid em busca da vitória.
Bellingham teve um gol anulado (76') e depois o time merengue criou várias chances claras para marcar, com Vini Jr. (82'), o próprio Bellingham (82') e Dani Ceballos (85').
Nos últimos instantes, Carvajal apareceu na segunda trave para completar uma bola escorada de cabeça por Bellingham e marcar o gol da virada (90' 9).
"Perdemos completamente o primeiro tempo. No intervalo, sabíamos que tínhamos que melhorar, acreditamos nisso e conseguimos a vitória", disse Carvajal à Real Madrid TV.
O Almería, lanterna com apenas 6 pontos e que ainda não venceu no campeonato, viveu uma tarde especialmente dolorosa. O time teve um gol anulado pelo VAR no segundo tempo (63'), que teria colocado 3 a 1 no placar. Nos acréscimos, o técnico Gaizka Garitano foi expulso por reclamação.
"Vocês já viram o jogo, o que aconteceu. Aí nos puniram por falar, mas vocês já viram o que aconteceu. Não é a primeira vez que isso acontece", disse Garitano após a partida, muito irritado com a arbitragem.
Na classificação, o Real Madrid se mantém na segunda colocação com um ponto atrás do Girona. O time merengue ainda tem um jogo a menos na tabela.
Girona goleia Sevilla
Sensação da temporada, o Girona goleou o Sevilla por 5 a 1 no último jogo deste domingo, em que o atacante Artem Dovbyk brilhou com um hat-trick.
O time da Andaluzia chegou a abrir o placar com Isaac Romero (10'), mas o show de Dovbyk não demorou a acontecer.
O ucraniano marcou três gols em seis minutos (13', 15' e 19') e o Girona foi para o intervalo com dois de vantagem. No segundo tempo, o líder do campeonato fez mais um com o também ucraniano Viktor Tsygankov (56'), aproveitando passe do brasileiro Savinho, e fechou a goleada com Christian Stuani.
A vitória serve para o Girona virar a página depois do decepcionante empate sem gols com o Almería na semana passada. Por outro lado, o Sevilla (17º) segue em situação complicadíssima, com apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
Ferran Torres brilha em vitória do Barça
Também neste domingo, o Barcelona sofreu para derrotar o Betis por 4 a 2, com direito a hat-trick e uma assistência de Ferran Torres.
A vitória parecia encaminhada quando Ferran colocou o Barça em vantagem ao marcar duas vezes (21' e 48'), mas o ex-Real Madrid Isco também fez dois (56' e 60') e deixou tudo igual nos primeiros minutos da segunda etapa.
Na reta final, o time catalão sacramentou a vitória com gol de João Félix aproveitando assistência de Ferran Torres (90'), que fechou o placar nos acréscimos (90' 2).
Graças à vitória, o Barcelona sobe para a terceira posição na tabela, com três pontos de vantagem sobre o Athletic Bilbao (4º), que no sábado perdeu para o Valencia (7º). Na luta pelo título, o time 'blaugrana' está a oito pontos do Girona.